sábado, 25 de março de 2023

Dons Ministeriais Na Igreja.


E Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres (Ef.4.11). NVI 

Neste versículo Paulo cita cinco ministérios dados por Deus a igreja, com o propósito de edificar o corpo de Cristo. Segundo Paulo, estes ministérios tem como objetivo o aperfeiçoamento dos santos, para obra do ministério, edificação do corpo de Cristo, unidade da fé, conhecimento do Filho de Deus e maturidade espiritual plena dos crentes em geral (4.11-14). 

1- APÓSTOLOS.

O título "apóstolo" se aplica a certos líderes cristãos no N.T. O verbo apostello significa enviar alguém em missão especial como mensageiro e representante pessoal de quem o envia. O título é usado para Cristo (Hb.3.1), os doze discípulos escolhidos por Jesus (Mt.10.2), o apóstolo Paulo (Rm.1.1; II Co.1.1; Gl.1.1) e outros (At.14.4,14; Rm.16.7; Gl.1.19; 2.8,9; I Ts.2.6,7). 

O termo "apóstolo" era usado no NT em sentido geral, para um representante designado por uma igreja, como por exmplo, os primeiros missionários cristãos. Logo, no NT o termo se refere a um mensageiro nomeado e enviado como missionário ou para alguma outra responsabilidade especial (ver At.14.4,14; Rm.16.7; II Co.8.23; Fp.2.25). Eram homens de reconhecida e destacada liderança espiritual, ungidos com poder para defrontar-se com os poderes das trevas e confirmar o Evangelho com milagres. Cuidavam do estabelecimento de igrejas segundo a verdade e pureza apostólicas. Eram servos itinerantes que arriscavam suas vidas em favor do nome de nosso Senhor Jesus Cristo e da propagação do Evangelho.

O termo "apóstolo" também é usado no NT em sentido especial, em referência àqueles que viram Jesus após a sua ressurreição e que foram pessoalmente comissionados por Ele a pregar o Evangelho e estabelecer a igreja (os doze discípulos e Paulo). Tinham autoridade ímpar na igreja, no tocante à revelação divina e à mensagem original do Evangelho, como ninguém mais até hoje. O ministério de apóstolo nesse sentido restrito é exclusivo, e dele não há repetição. Os apóstolos originais no NT não têm sucessores. (Comentário Bíblia de Estudo Pentecostal p.1814)

2- PROFETAS.

O termo "profeta" ou "profetas" aparece várias vezes no livro de Atos.
Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César (At.11.27,28).
Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo (At.13.1).
Depois, Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras (At.15.32). E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo (At.21.10). 

* Kistemaker não encontra evidência de que os profetas desempenhassem um cargo permanente nas comunidades cristãs primitivas. Seu dom era a capacitação que tinham para profetizar, ou seja, de receber a revelação de Deus e pregar sua Palavra (KISTEMAKER, ibid.,p.613). 

Donald C. Stamps, autor das notas e estudos da Bíblia de Estudo Pentecostal, em seu estudo sobre o dom ministerial de profetas, comenta: Os profetas eram homens que falavam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e interesse principais eram a vida espiritual e pureza da igreja. Sob o novo concerto, foram levantados pelo Espírito Santo e revestidos pelo seu poder para trazerem uma mensagem da parte de Deus ao seu povo (At.2.17; 4.8; 21.4).

A função do profeta na igreja incluía o seguinte: Proclamar e interpretar cheio do Espírito Santo, a Palavra de Deus. Sua mensagem visava admoestar, exortar, animar, consolar e edificar os crentes na fé.

O ministério de profeta ainda continua sendo imprescindível ao propósito de Deus para a igreja. A igreja que rejeita os profetas de Deus caminhará para a decadência, desviando-se para o mundanismo. Se ao profeta não for permitido trazer a mensagem de repreensão e de advertência denunciando o pecado e a injustiça, então a igreja já não será o lugar onde se possa ouvir a voz do Espírito (B.E.P.p.1814).

Infelizmente, a política eclesiástica e a direção humana tomaram o lugar do Espírito e já quase não se ouve a voz profética na igreja. Por outro lado, muitos se autopromoveram a "profeta", criando uma verdadeira desordem no culto. 

3- EVANGELISTAS.

Filipe é o único homem na Bíblia que é chamado de Evangelista. Mas isso não significa dizer que ele foi o único evangelista na época dos apóstolos. O escritor lucas escreve: No dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele (At.21.8). Este termo "evangelista" aparece apenas três vezes no texto sagrado: Atos, 21.8; II Tm.4.5; Ef.4.11, sendo esta última no plural. 

Evangelista é aquele que tem de Deus o dom e a vocação para anunciar as Boas Novas de salvação aos perdidos e conduzi-los a Cristo. O evangelista é um desbravador na obra da evangelização. Um verdadeiro evangelista não fica parado na igreja local, mas uni-se ao pastor da igreja afim de promover eventos evangelísticos na intenção de ganhar almas para o Reino de Deus. O ministério de evangelista é de grande importância para igreja. A igreja que deixa de apoiar e promover o ministério de evangelista cessará de ganhar almas e tornar-se á uma igreja estática e sem crescimento. A igreja que reconhece o dom ministerial de evangelistas, terá sempre novos convertidos para serem discipulados e novos crentes para serem batizados em águas.  

4- PASTORES.

Pastores, que também são chamados "presbíteros" (At.15.6; 20.17; Tt.1.5) ou bispos (At.20.28; I Tm.3.1; Tt.1.7), são homens chamados por Deus que receberam o dom de pastorear o rebanho do Senhor. Portanto, pastor, presbítero e bispo são palavras sinônimas, que correspodem ao mesmo cargo ou ofício pastoral. 
A tarefa do pastor é cuidar do rebanho do Senhor, da sã doutrina, ensinar a Palavra de Deus e refutar as heresias. Pastores são ministros que cuidam do rebanho, tendo como modelo Jesus, o bom Pastor. Os pastores devem ser escolhidos, não por política eclesiástica, mas segundo a direção do Espírito. O ministério pastoral é essencial ao propósito de Deus para sua igreja. Deus não deu igreja a pastor, mas deu pastores à igreja. Todo pastor deve ter consciência que o rebanho é do Senhor Jesus, e nunca propriedade sua. O apóstolo Pedro aconselha os pastores dizendo: Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho (I Pe.5.2,3). Os pastores são líderes que dirigem a congregação local, cuidando das suas necessidades espirituais. O escritor aos hebreus pede aos irmãos para lembrar e imitar a fé dos pastores (13.7), e também a obedecer e se sujeitar a eles (13.17). Que o Espírito Santo continue escolhendo homens vocacionados por Deus para apascentar com amor o rebanho do Senhor.

5- MESTRES.

Mestres ou doutores, são aqueles que têm de Deus um dom especial para esclarecer, expor e ensinar a Palavra de Deus de formar simples e compreensiva a todos, afim de edificar a igreja do Senhor.
O ofício de mestre é de grande importância para a igreja de Cristo. A igreja que rejeita o ministério de mestre, corre o risco de desvios doutrinários e de entrar pelo caminho das inovações e heresias. Por outro lado, a igreja que aceita e apoia o ministério de mestre, terá uma boa base doutrinária e saúde espiritual no que diz respeito ao bom ensino da Palavra de Deus. Que Deus continue vocacionando mestres comprometidos em ensinar a Palavra de Deus com fidelidade, sem adulterá-la.

TÍTULOS QUE NÃO CORRESPONDEM AO OFÍCIO.
APÓSTOLO - Que se autoconsagrou e nunca teve aprovação de Deus.
PASTOR - Que nunca pastoreou uma igreja e anda como itinerante pregando e danda palestras.
EVANGELISTA - Que nunca pregou uma mensagem evangelística nem ganhou uma só alma para Jesus.
PRESBÍTERO - Que não serve para auxiliar o pastor e não tem aptidão para ensinar a Palavra.
MISSIONÁRIO (A) - Que nunca foi ao campo fazer missão, nunca ganhou uma alma, nem abriu nenhuma igreja como fruto da obra missionária.
DIÁCONO - Que não serve a igreja e já quer ser consagrado a presbítero.
Desejar o episcopado é salutar, mas é preciso ter vocação. Muitos desejam títulos para ostentar o status, mas não correspondem ao ofício para o qual foram chamados.