domingo, 2 de dezembro de 2018

A BOA MÃO DE DEUS.

E o rei me disse: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a edifique. Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me dêem passagem até que chegue a Judá; como também uma carta para Asafe, guarda do jardim do rei, para que  me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, e para o muro da cidade, e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim (Neemias, 2.4,5,7,8).

Neemias foi um patriota, um líder de caráter, um homem de ação. Ele foi muito mais que um homem de ação, foi também um homem de oração. Antes de qualquer decisão, empreendimento ou realização, Neemias orava a Deus lhe pedindo direção e proteção. Neemias acreditava no poder da oração. Além disso, ele tinha confiança absoluta no Deus dos seus pais. Ele não via nenhuma contradição entre a ação Divina e a iniciativa humana. Ele pediu cartas ao rei para ser aceito pelo governador, e uma escolta para proteger a sua caravana na viagem. Porém, ele sabia como ficar na dependência de Deus e via a ação Divina, quando declarou: "E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim". Então, vim aos governadores dalém do rio e dei-lhes as cartas do rei; e o rei tinha enviado comigo uma escolta com chefes do exército e cavaleiros (Ne.2.8,9).

SETE MANIFESTAÇÕES DA MÃO DE DEUS.

1- Sobre Neemias. * Para proteger e prosperar.

E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim (Ne.2.8b).
Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável ... (Ne.2.18a).

2- Sobre Esdras. * Para provisão de tudo.

Este Esdras subiu de Babilônia; e era escriba hábil na Lei de Moisés, dada pelo SENHOR, Deus de Israel; e, segundo a mão do SENHOR, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira (Esdras, 7.6).

3- Sobre Elias. * Para operar milagres.

E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jezreel (I Reis, 18.46).

4- Sobre Davi. * Para efetuar juízo.

Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou um sequidão de estio (Salmos, 32.4).

5- Sobre Ezequiel. * Para revelação e profetizar ao povo.

Veio expressamente a palavra do SENHOR a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do SENHOR (Ezequiel, 1.3).

6- Sobre os moradores de Asdode. * Para os ferir com hemorroidas.

Porém a mão do SENHOR se agravou sobre os de Asdode, e os assolou, e os feriu com hemorroidas, a Asdode e aos seus termos (I Samuel, 5.6).

7- Sobre os discípulos. * Para operar salvação.

E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor (At.11.21).

SETE OPERAÇÕES DA MÃO DE DEUS.

* Mão que fere.
* Mão que sara.
* Mão que mata.
* Mão que ressuscita.
* Mão que abate.
* Mão que exalta.
* Mão que domina sobre tudo.

Conclusão:
Quando a boa mão de Deus está sobre nós, a nossa vida é dirigida e protegida por Ele. Quando a boa mão de Deus está sobre nós, há provisão, prosperidade e tudo nos é favorável. Para termos a boa mão de Deus sobre nós, precisamos orar, confiar, esperar e depender inteiramente do SENHOR.
O crente nas mãos de Deus é abençoado. O ímpio nas mãos de Deus é punido.
A bíblia diz: Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus, 10.31).