domingo, 26 de fevereiro de 2023

"INFERNO" E o Inferno Existe?


E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormento... (Lucas, 16.23). 

O Inferno existe e é real, uma das grandes estratégias de Satanás é convencer as pessoas de que o inferno não existe. Todavia, a Bíblia que é a palavra de Deus, aborda este tema sobre os seus mais variados aspectos. Não é a mitologia grega que tem a última palavra sobre este tema; mas todo o fundamento e verdade sobre o inferno tem origem na palavra de Deus. A Bíblia nos dar a entender, que o inferno é um Submundo espiritual, não geográfico. No livro de Provérbios está escrito: Para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo (Pv.15.24). Aqui o sábio Salomão deixa claro que o inferno existe, e que para escapar dele precisamos andar no caminho que conduz a vida. O inferno existe para mostrar a justiça de Deus sobre os pecadores que não deram crédito à sua palavra. Este é um dos temas mais abordado por Jesus Cristo durante o seu ministério.

SETE EXPRESSÕES BÍBLICAS QUE FAZEM REFERÊNCIA AO INFERNO:

1- Lugar de tormento (Lc.16.23,24).

2- Fogo eterno (Mt.25.41).

3- Fornalha de fogo (Mt.13.42,50).

4- Lugar de tribulação e angústia (Romanos, 2.9).

5- Eterna perdição (IITs.1.9).

6- Cadeias da escuridão ou tártaro (II Pedro, 2.4).

7- Ardente lago de fogo e enxofre (Ap.19.20).

QUATRO TERMOS PARA INFERNO NO ORIGINAL HEBRAICO E GREGO:

SEHOL (hb.)

Seol ou Sheol é uma palavra hebraica utilizada mais de sessenta vezes em todo Antigo Testamento. O termo Sheol deriva de uma raiz que significa “concavidade”, no sentido de “profundeza”, transmitindo a ideia de “lugar profundo”.

Dependendo da versão bíblica utilizada, na maioria das vezes Sheol é traduzido como inferno (Dt.32:22; II Sm.22:6; Jó.11:8; Is.5.14).

O termo Sheol também é traduzido como sepultura e também tem significados variados, dependendo do contexto aplicado. Sua aplicação pode ser tanto no sentido literal como figurado.

Obviamente esse conceito nos levará a diferentes significados, como já dissemos, o contexto é que decidirá qual o significado correto. Assim, podemos dizer que nos livros do Antigo Testamento Seol pode significar:

1- Um lugar de castigo para o ímpio, onde a ira de Deus arde como fogo (Dt.32:22; Sl. 9:17; 55:15; Pv.15:11,24).

2- A própria sepultura onde todo homem, seja ímpio ou seja justo, um dia descerá com seu corpo ao morrer (Gn.44.29,31; IRs.2.6,9).

3- O estado intermediário dos mortos, ou seja, lugar das almas desencarnadas. É o período em que a alma dos ímpios ficam aguardando a ressurreição para a condenação eterna. Geralmente os teólogos se referem a esse período como “o estado intermediário dos mortos” com base em Lucas 16.19-31.

GEHENNA (gr.)

A palavra Gehenna é uma adaptação grega da palavra hebraica Ge’hinnom, que quer dizer “Vale de Hinom”, ou "Vale do filho de Hinon". O Vale de Hinom era uma terra no lado sul de Jerusalém que pertenceu a Hinom e depois aos seus descendentes.

Nesse local foi edificado um altar onde eram celebradas oferendas humanas ao deus pagão chamado Moloque. Os reis ímpios Acaz e Manassés, por exemplo, ofereceram seus filhos em sacrifício ali (2 Crônicas 28:3; 33:6). Outros também fizeram o mesmo (Jeremias 32:35).

O profeta Jeremias profetizou acerca do juízo divino que não deixaria impune o que ocorreu naquele lugar (Jeremias 7:31-34; 19:2; 32:35). Depois, o rei Josias derrubou o altar no Vale de Hinom e pôs um fim nas abominações que aconteciam ali (2 Reis 23:10). Tempos depois, o Vale de Hinon se tornou o local de incineração de tudo o que era descartado em Jerusalém, na época de Jesus era a lixeira da cidade. Assim, sempre havia fogo queimando alguma coisa que fora despejada naquele vale. Este vale tornou-se sinônimo de Inferno para os judeus.

Considerando todos estes acontecimentos, podemos claramente entender que aquele lugar se tornou o símbolo do tormento dos ímpios. Logo, o hebraico Ge’hinnom se tornou em grego Gehenna, o lugar de castigo sem fim, isto é, o Inferno.

HADES (gr.)

A palavra Hades traduzida como Inferno tem vários sentidos e significados no texto sagrado. Podendo significar sepultura, submundo dos mortos. Também pode ser entendido como um lugar de tormento ou de punição e castigo eterno.

A palavra Hades também aparece no livro do Apocalipse em várias passagens (1:18; 6:8; 20:13,14). Nestes casos Hades significa o estado de morte, representado no sentido figurado como se fosse um lugar ou personificado como se fosse uma pessoa.

TÁRTARO (gr.)

Em 2 Pedro 2:4, lemos a expressão “lançando-os no inferno“, que traduz o original grego “lançar no Tártaro“. Esta é a única passagem bíblica onde aparece o grego Tártaro. Nela, o apóstolo tomou emprestada a palavra para inferno da mitologia grega.

Para os gregos, o Tártaro era um lugar inferior no mundo dos mortos. Ele servia como habitação dos perversos. Então para os gregos, o Tártaro era o lugar onde os piores homens eram mantidos em eterno tormento. Como já dissemos, na mitologia grega o Tártaro era o oposto dos Campos Elísios. Neste último, segundo a cultura grega, as pessoas bondosas repousavam após a morte.

Entenda, Pedro ao utilizar a palavra "Tártaro" em sua epístola, não esta ensinando e nem mesmo aprovando os conceitos da mitologia grega. Ele apenas utiliza o termo Tártaro para se expressar na linguagem de seus leitores.

Depois de todas estas exposições Bíblicas, podemos afirmar com todas as letras que o INFERNO existe e é real. Mas Deus não preparou o inferno para o homem, o inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos. Porém, para alguém se livrar do inferno, basta aceitar a Jesus Cristo com seu único e suficiente Salvador e Senhor. Amém!