sexta-feira, 3 de novembro de 2023

A VIÚVA DE SAREPTA.


Sarepta era uma cidade litorânea localizada na costa do mar Mediterrâneo, entre Tiro e Sidom, território governado por Etbaal, pai de Jezabel (I Rs.16.31). Elias estava em Querite sendo alimentado pelos corvos que lhe traziam pão e carne; ele bebia água do ribeiro, mas passados dias, o ribeiro se secou (17.2-7). Elias recebe a segunda ordem de Deus para ir morar em Sarepta, bem no meio da terra da idolatria, onde se cultuava a Baal. A ordem de Deus a Elias para habitar em Sarepta na casa de uma viúva pagã deve ter-lhe parecido muito estranha. O profeta seria sustentado por uma pobre viúva que não conhecia o Deus de Israel e não fazia parte do grupo religioso do povo de Deus. Esta viúva pertencia a uma nação pagã que na sua época era um dos locais de adoração a Baal. Esta viúva anônima é lembrada por Jesus quando ensinava na sinagoga em Nazaré, cerca de 830 anos depois, Ele disse: Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três e seis meses, de sorte que em toda a terra houve uma grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva (Lc.4.25,26). Deus trabalha na contramão da lógica, Ele usa uma pobre viúva anônima para alimentar o profeta e testemunhar milagres.

CURIOSIDADES SOBRE A CIDADE DE SAREPTA:

Sarepta é mencionada em registros neoassírios do século VII a.C. (quando foi conquistada pelo rei assírio Senaqueribe). No período romano, na cidade de Sarepta construiu um altar para a deusa Tanit, para a qual, acredita-se eram oferecidos sacrifícios de crianças. Por volta do século IV d.C., os peregrinos caminhavam até Sarepta para celebrar os milagres de Elias, e uma torre foi erguida para marcar o lugar do "quarto de cima", em que ele viveu (I Rs.17.19). Embora nunca tenha sido considerada uma cidade importante, Sarepta tornou-se conhecida pelo fato de ter sido escolhida por Deus para abrigar o seu profeta. (Bíblia de Estudo Arqueológica, pg.514).

Sarepta no hebraico significa "Lugar de Fundição". 

Sarepta é citada por três vezes no texto sagrado: I Reis, 17.9; Obadias, 1.20; Lucas, 4.25,26

Sarepta foi palco de dois grandes milagres de Deus através do profeta Elias: (1) A multiplicação da farinha e do azeite por um longo período de tempo. (2) A ressurreição do filho da viúva (I Rs.17.8-24).

TRÊS ATITUDES LOUVÁVEIS DA VIÚVA:

- A viúva recebeu bem o profeta, dando-lhe assistência necessária.

- A viúva confiou no profeta e lhe deu prioridade, lhe servindo um pequeno bolo.

- A viúva reconheceu que Elias era um homem de Deus e que a Palavra do SENHOR, vinda da sua boca, era verdade. 

TRÊS PRIVILÉGIOS RECEBIDOS PELA VIÚVA:

- A viúva foi privilegiada por ter hospedado um profeta de Deus em sua casa.

- A viúva foi privilegiada por ter sido escolhida por Deus para alimentar o seu profeta.

- A viúva foi privilegiada por ter sido abençoada com os milagres da multiplicação da farinha e do azeite e pela ressurreição do seu filho.

Nunca subestime nem duvide da maneira como Deus trabalha. Os planos de Deus são melhores que os nossos e muitas vezes nós não entendemos como Deus trabalha. Só nos resta crer e obedecer. Amém!