domingo, 15 de setembro de 2019

HABACUQUE - O PROFETA QUE QUESTIONOU A DEUS.

Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás? (Hc.1.2).

Habacuque era um homem que buscava respostas. Perturbado pelo que observava, fazia perguntas difíceis e confrontava a Deus com seus questionamentos. Estas perguntas não eram meramente exercícios intelectual ou amargas reclamações. Habacuque viu um mundo agonizante e cheio de injustiças, e isto deixou o seu coração partido. Por que existe o mal no mundo? Por que os ímpios parecem ser vitoriosos? Por que Deus tarda em fazer justiça? O profeta, com grande confiança e coragem, levou suas reclamações diretamente a Deus. E o SENHOR lhe respondeu com uma avalanche de provas e predições, que convenceu o profeta.

INFORMAÇÕES SOBRE HABACUQUE.

Há poucas informações a respeito do profeta Habacuque, cujo nome significa "abraçar" e aparece apenas duas vezes no livro (1.1; 3.1) e não é mencionado em nenhum outro livro da Bíblia. Supõe-se que tenha sido levita em virtude de seu salmo litúrgico (cap.3), porém tal raciocínio não se mostra lógico, pois o mesmo ocorre com Davi, que escreveu muitos salmos litúrgicos mas não era levita. Habacuque é citado no Apócrifo do acréscimo do livro de Daniel, 14.28-42, no qual o profeta foi levado de Jerusalém para Babilônia, suspenso pelos cabelos por um anjo, para alimentar Daniel que estava na cova dos leões há seis dias sem se alimentar.

CONTEXTO HISTÓRICO.

Embora o livro não seja datado, a data mais provável seria 607 a.C. durante o reinado do iníquo rei Jeoaquim, antes de ser subjugado por Nabucodonosor. Habacuque viveu em Judá durante o reinado de Jeoaquim. Ele profetizou no período entre a queda do império da Assíria em 612 a.C. e a invasão da Babilônia a nação de Judá em 588 a.C. Na ocasião a Babilônia já havia derrotado o Egito em 605 em Carquemis e a Assíria em 612, e se tornava a maior potência mundial. Habacuque foi contemporâneo de Jeremias, e profetizou com ele em Judá, no reino do sul.

QUESTIONAMENTOS DO PROFETA E RESPOSTAS DE DEUS.

1- A primeira queixa de Habacuque.

Até quando, SENHOR, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: Violência! sem que haja salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida (1.2-4).

Resposta do SENHOR.

Olhem as nações e contemplem-nas, fiquem atônitos e pasmem; pois nos vossos dias farei algo em que não creriam se lhes fosse contado. Estou trazendo os babilônios, nação cruel e impetuosa, que marcha por toda extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem. É uma nação apavorante e terrível, que cria a sua própria justiça e promove a sua própria honra. Seus cavalos são mais velozes que os leopardos, mais ferozes que os lobos à tarde. Sua cavalaria vem de longe. Seus cavalos vêm a galope; vêm voando como ave de rapina que mergulha para devorar; todos vêm prontos para a violência. Suas multidões avançam como o vento do deserto, e fazendo tantos prisioneiros como a areia da praia. Menosprezam os reis e zombam dos governantes. Riem de todas as cidades fortificadas, pois constroem rampas de terra e por elas as conquistam. Depois passam como o vento e prosseguem; homens carregados de culpa, e que têm por deus a sua própria força (1.5-11).

2- A segunda queixa de Habacuque.

SENHOR, tu não és desde a eternidade? Meu Deus, meu Santo, tu não morrerás. SENHOR, tu designaste essa nação para executar juízo; ó Rocha, determinaste que ela aplicasse o castigo. Teus olhos são tão puros que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. Então, por que toleras os perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios devoram os que são mais justos que eles? Tornaste os homens como peixes do mar, como animais, que não são governados por ninguém. O inimigo puxa todos com anzóis, apanha-os em sua rede e nela os arrasta; então alegra-se e exulta. E por essa razão ele oferece sacrifício à sua rede e queima incenso em sua honra, pois, graças à sua rede, vive em grande conforto e desfruta iguarias. Mas, continuará ele esvaziando a sua rede, destruindo sem misericórdia as nações? (1.12-17).
Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o SENHOR me dirá e que resposta terei à minha queixa (2.1).

Resposta do SENHOR.

Então o SENHOR respondeu: Escreva claramente a visão em tábuas, para que se leia facilmente. Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará. Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade (2.2-4).

Cinco "Ais" contra a nação ímpia dos caldeus (Babilônia).

De fato, a riqueza é ilusória, e o ímpio é arrogante e não descansa; ele é voraz como a sepultura e como a morte. Nunca se satisfaz; apanha para si todas as nações e ajunta para si todos os povos. Todos estes povos um dia rirão dele com canções de zombaria, e dirão:
(1) Ai daquele que amontoa bens roubados e enriquece mediante extorsão! (2.6)
(2) Ai daquele que obtêm lucros injustos para a sua casa, para pôr seu ninho no alto e escapar das garras do mal! (2.9).
(3). Ai daquele que edifica uma cidade com sangue e a estabelece com crime! (2.12).
(4). Ai daquele que dá bebida ao seu próximo, misturando-a com o seu furor, até que ele fique bêbado, para lhe contemplar a nudez (2.15).
(5). Ai daquele que diz à madeira: Desperte! Ou à pedra sem vida: Acorde! Poderá o ídolo dar orientação? Está coberto de ouro e prata, mas não respira (2.19).

A SOBERANIA DE DEUS.

O SENHOR é Soberano e diante Dele todos devem ficar em silêncio para ouvi-lo falar.
O SENHOR, porém, está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra (2.20).
A resposta de Deus para o profeta, revela a sua soberania sobre as nações. Deus deixa claro para Habacuque, que Ele está no comando e no controle de todas as coisas, e que nada passará impune. Ele tem uma agenda a ser cumprida ao seu tempo. Para a nação de Judá chegará o tempo de serem disciplinados pelo SENHOR, até que aprendam a lição no cativeiro babilônico. Porém, para Babilônia, o SENHOR fará justiça e a punirá por todos os seus malefícios, orgulho e arrogância. Deus é o SENHOR, a sua justiça tarda, mas não falha. Ele disse ao profeta: ... se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará (2.2). A última palavra é a de Deus, diante Dele todos devem ficar calados e submissos para ouvir a sua palavra. No mundo há muitas vozes, mas só uma nos basta, a voz de Deus.

SETE CURIOSIDADES NO LIVRO DO PROFETA HABACUQUE:

1- Habacuque é o único livro onde há um diálogo com Deus de perguntas e respostas.

2- Habacuque começa o seu livro se queixando e termina cantando.

3- Habacuque é o único profeta que faz menção a fé do justo (2.4).

4- Habacuque é o único livro que tem uma expressão que lembra um outdoor: Então, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa (2.2).

5- Habacuque é o único profeta que faz uma oração em forma de cântico (3.1).

6- Habacuque e Isaías são os únicos profetas que utilizam a expressão "Ai" em suas profecias.
Habacuque usa a expressão "Ai" cinco vezes: (2.6,9,12,15,19).
Isaías usa a expressão "Ai" sete vezes: (Is.5.8,11,18,20,21,22,23).

7- Habacuque é o único livro que termina com uma linda expressão de fé.
O profeta expressa sua fé dizendo: "Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação. JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas (3.17-19).

CONCLUSÃO:
As perguntas do profeta e as respostas de Deus registradas neste livro, nos deixa impactados e confrontados com seus clamores: "Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás? (1.2). De fato, quase todo o capítulo 1 é dedicado às suas questões. No início do capítulo 2, Habacuque declara que esperará para ouvir as respostas de Deus às suas reclamações. Então o SENHOR começa a falar e diz ao profeta que escreva sua resposta claramente para que todos tomem conhecimento e compreendam. Deus diz, que os ímpios "triunfam", mas no final serão julgados, e a justiça prevalecerá. O juízo pode não vir rapidamente, mas virá. As respostas de Deus no capítulo 2, traz consolo ao coração do profeta e satisfaz os seus questionamentos. Então, Habacuque conclui seu livro com uma oração de triunfo. Com suas perguntas respondidas e uma nova compreensão do poder e do amor de Deus, ele se regozija em Deus e faz sua oração expressando sua fé pela justiça e providência Divina.
Aqui nós aprendemos que Deus tem respostas para todas as perguntas, questionamentos e dilemas. Portanto, confie sempre no SENHOR; leve suas queixas, suas inquietudes e questionamentos ao SENHOR, só Ele tem respostas, solução e providência para sua vida. Habacuque louvou a Deus por ter respondido às suas perguntas. O mal não triunfará para sempre; o SENHOR está no controle, e podemos confiar que Ele defenderá aqueles que lhe são fiéis. Devemos sempre esperar pacientemente pelas suas providências. Amém!

Partes desta postagem foi extraída e articulada das seguintes fontes: Comentário Bíblico Africano; Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal; Conheça melhor o Antigo Testamento (Stanley Ellisen).