quinta-feira, 9 de março de 2023

O RICO POBRE.

 

E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança! Mas Ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? 

E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

E propôs-lhes uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. Ele pensou consigo mesmo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta riquezas, mas não é rico para com Deus (Lc.12.13-21).

POR QUE DEUS CHAMOU O HOMEM DE LOUCO?

1- ELE ERA UM HOMEM PROSPERO.

A sua terra ou a sua fazenda havia produzido muito, mais do que o normal. Este homem era abençoado e estava na melhor fase da sua vida financeira.

2- ELE ERA UM HOMEM INTELIGENTE.

A sua colheita foi tão grande que não havia espaço suficiente para estocar, o que o levou a pensar, ele perguntou para si mesmo: Que farei? Usando sua inteligencia ele chegou a conclusão que deveria derribar os celeiros antigos e construir outros maiores, onde caberia toda aquela grande quantidade de bens. 

3- ELE ERA UM HOMEM PRUDENTE.

Ele foi prudente porque era precavido, visando o futuro este homem fez uma grande reserva de bens, ao ponto de dizer para sua alma: Alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 

ENTÃO, POR QUE DEUS CHAMOU ESTE HOMEM DE LOUCO OU INSENSATO? 

A RESPOSTA É SIMPLES: Ser rico não é pecado, possuir riquezas de forma honesta é bom. Porém, fica subentendido que este homem da parábola tinha consigo a avareza em seu coração. A palavra grega traduzida "avareza" é "pleonexia", que literalmente significa a sede de possuir mais. Ele era materialista, e para ele o mais importante era seus bens materiais, o que importava era o "aqui e agora". Ele preocupou-se em ajuntar riquezas terrenas, mas esqueceu que a maior riqueza é a espiritual (a vida eterna com Deus). Nisto ele foi reprovado por Deus, que o chamou de LOUCO. Pense nisso.