terça-feira, 15 de junho de 2021

DAVI ERA FILHO BASTARDO?

Eis que em iniquidade foi formado, e em pecado me concebeu minha mãe (Sl.51.5).

Esta expressão no Salmo 51.5, quando Davi confessa o seu pecado e suplica rogando o perdão de Deus, tem causado várias linhas de interpretações entre os exegetas e estudiosos da Bíblia. Há quem afirme sem embasamento Bíblico, que Davi era filho de uma prostituta. Afirmam que seu pai Jessé havia "pulado a cerca" e gerado um filho fora do casamento. É dito por alguns, que provavelmente esta prostituta era moabita. Outros afirmam ser dos descendente de Esaú, dos edomitas. Por Edom, significar vermelho, eles concluem que Davi era descendente de Edom, por ser ruivo (I Sm.16.12), por isso afirmam ser ele bastardo, filho de uma mulher prostituta. 

BASTARDO: Gerado fora do matrimônio; adulterino. Ilegítimo, que se degenerou; que não é puro (em relação à espécie a que pertence). 

BASTARDO vivia sem disciplina - Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos (Hb.12.8).

BASTARDO era proibido de entrar na Casa do SENHOR e participar ativamente do culto coletivo. Nenhum bastardo entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR (Dt.23.2).

Vamos à pergunta: DAVI ERA FILHO BASTARDO DE JESSÉ? 

Resposta à luz da Bíblia: Lemos em I Crônicas, 2.13-15: E Jessé gerou a Eliabe, seu primogênito, e Abinadabe, o segundo, e Siméia, o terceiro, a Natanael, o quarto, a Randai, o quinto, Ozém, o sexto, e a Davi, o sétimo. Davi era o filho casula (o mais novo) de Jessé, o escritor do livro das crônicas não diz o nome da mãe de Davi, nem afirma que Davi era filho de uma estrangeira ou prostituta. Na Bíblia a mãe de Davi não aparece, exceto em uma citação, onde porém não é dito o seu nome: Davi se dirigiu a Mispá de Moabe e disse ao rei de Moabe: "permite que meu pai e minha mãe migrem para vós, até que eu saiba o que Deus fará por mim." (I Sm.22,3). Uma tradição judaica extraída do Talmud, diz que o nome da mãe de Davi era Nitzevet. 

Se o Texto Sagrado não confirma a informação que Davi era filho bastardo de Jessé, de onde vem tal afirmativa, por parte dos "exegetas" ou dos "eisegegues"? ERRO DE INTERPRETAÇÃO - Ao afirmarem que Davi estava fazendo referência do seu nascimento em pecado, por causa da sua mãe, cometem um erro grave de interpretação. Nos melhores textos antigos expressa assim: "Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe" (Versão NVI). "Reconheço que sou pecador desde o meu nascimento" (Versão BKJ). O Salmo 51 é uma confissão da humilhação de Davi, ele se humilha diante de Deus, a ponto de dizer: Eis que em iniquidade foi formado, e em pecado me concebeu minha mãe (Sl.51.5). Em outras palavras Davi estava querendo dizer que não há nenhuma santidade nele, desde o seu nascimento. Querer forçar o texto para afirmar um pensamento ou ponto de vista egocêntrico é algo que foge da normalidade e da ortodoxia, podendo torna-se uma heresia. Eu prefiro fica definitivamente com o que a Bíblia diz. Não devemos ir além daquilo que está escrito.