sábado, 17 de julho de 2021

JACÓ FOI TRANSFORMADO EM ISRAEL.

O SENHOR enviou uma mensagem contra Jacó, e ela atingiu Israel (Isaías, 9.8).

A arrogância do coração de Jacó e o orgulho de Israel, foram alvos da palavra de correção do SENHOR. Mesmo na sua grande aflição, os israelitas não quiseram se humilhar e voltar para Deus, com um coração contrito e quebrantado. Diz o profeta Isaías: Por essa razão o SENHOR corta de Israel tanto a cabeça como a cauda, tanto a palma como o junco, num único dia; as autoridades e os homens de destaque são a cabeça, os profetas que ensinam mentiras são a cauda (Is.9.14,15).

Depois que Jacó retornou de Padã-Arã, Deus lhe apareceu de novo e o abençoou, dizendo: "Seu nome é Jacó, mas você não será mais chamado Jacó; seu nome será Israel". Assim lhe deu o nome de Israel (Gn.35.9,10).

JACÓ - Significa aquele que agarra o calcanhar.

ISRAEL - Significa aquele que luta com Deus.

Jacó que teve a fama de enganador, suplantador e traiçoeiro; teve a sua vida transformada quando encontrou-se com Deus na travessia do vau do riacho de Jaboque (Gn.32.22-31). Jacó era crente, orava, pagava dízimo, mas mesmo assim, ainda não era totalmente convertido. O encontro de Jacó com o Anjo no vau de Jaboque foi o divisor de águas na vida de Jacó. Antes Jacó, agora Israel. Antes o velho homem, vivendo no pecado, capaz de tudo para alcançar seus objetivos. Agora um novo homem, de vida transformada, vivendo sob a direção de Deus. Após o seu encontro com Deus, Jacó declarou: Jacó chamou aquele lugar Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face, e a minha alma foi salva" (32.30). A vida de Jacó deu um giro de 360 graus e ele nunca mais foi o mesmo. Deus mudou a vida e a história de Jacó. Jacó passou a ser Israel, nome pelo qual ficou conhecida a nação dos hebreus. O escritor aos hebreus diz: Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu cajado (Hb.11.21). Jacó nasceu lutando, viveu enganado e morreu adorando. A vida de Jacó foi cheia de altos e baixos, mas no final ele foi vitorioso. O importante não é como você começa, mas como você termina.

Quem tem um encontro real com Deus, tem a sua história mudada e a sua vida transformada. Que seja assim com você, assim como Deus mudou a vida de Jacó e lhe abençoou, assim também Ele pode fazer na sua vida. Amém!