quinta-feira, 14 de março de 2024

REFLETINDO SOBRE COMUNHÃO.


Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado (I Jo.1.7).

Este termo "Comunhão" aparece pela primeira vez em Atos 2. 42, que é um dos quatro pilares da igreja. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Comunhão no grego é "Koinonia", derivada da palavra “koinós” que tem o significado de algo comum, que tem parte comum em algo. Koinonia passou a significar a comunhão que devemos ter com Deus e com os irmãos, ou seja, uns com os outros. Do termo grego Koinonia se derivam as palavras: Comunhão, comunidade, comum, comunicação. Comunhão denota a participação mútua, estar associado com, envolvido com alguém, ter parte com o outro em coisa comum, compartilhar algo, ser comunicável.

PRECISAMOS NOS COMUNICAR.

Na comunhão deve haver comunicação, como pode uma pessoa ter comunhão com outra sem se comunicar. É preciso que a irmandade se comunique e tenha diálogo entre os irmãos. A falta de comunicação nos deixa infrutíferos e alheio as situações que poderíamos prestar socorro e ajudar a alguém que necessita. A bíblia recomenda que devemos comunicar aos irmãos nas nossas necessidades, mas para que isto aconteça precisamos ter comunhão uns com os outros.

COMUNHÃO VERTICAL E HORIZONTAL.

Primeiramente, devemos ter comunhão com Deus, com Jesus e com a Pessoa do Espírito Santo. Devemos está intrinsicamente ligados ao Espírito, desfrutando da sua comunhão. A nossa intimidade com Deus nos fará parecidos com Cristo, em nossas atitudes e comportamento, por isso os discípulos foram chamados cristãos, na cidade de Antioquia, porque tinham semelhança com Cristo (At.11.26). O apóstolo João, o mais intimo de Jesus, disse: O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo (I Jo.1.3). Se temos comunhão com Deus, devemos ter também comunhão com nossos irmãos em Cristo, isto se tratando de igreja, no demais devemos ter paz com todos e seguir no caminho da santificação (Hb.12.14). De nada adianta estarmos reunidos se não estivermos unidos e em comunhão com Deus e com os nossos irmãos. 

CRENTE ESTRELA SEM COMUNHÃO.

O espírito de grandeza e estrelismo no meio do povo de Deus, atrapalha e impede a comunhão entre os irmãos. Há cristãos que se acham acima da média, importante demais, são orgulhosos e não se comunicam com aqueles que julga serem medíocres e pequenos. Devemos ter comunhão e nos comunicar com todos os nossos irmãos, independente de termos uma boa situação financeira, de termos dons e talentos, status social, cargos, títulos, boa formação, diplomas, etc. Devemos ser uma pessoa comunicável e acessível a todos, lembrando sempre, que diante da honra vai a humildade (Pv.15.33). Amém! 

PARTIDARISMO POLÍTICO PREJUDICANDO A COMUNHÃO ENTRE OS IRMÃOS.

Infelizmente, a política está infiltrada no meio do povo de Deus; isto tem causado grandes problemas entre os irmãos. As preferências por políticos e por partido, tem causado dissensão e desunião entre os irmãos. Muitos crentes entram em discursão e disputa por causa da política, chegam se intrigarem e até se odiarem por questões políticas. Muitos líderes que deveriam ser exemplos, são os primeiros a incentivarem o povo a apoiar seus candidatos. A polarização política que não existia no meio do povo de Deus, agora existe, mas tudo isto também envolve puro interesses financeiro. Infelizmente isto é fato. Todavia, a nossa comunhão com Deus e com os nossos irmãos, está acima de quaisquer outros valores ou interesses mesquinhos. Amém!