quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

A BÊNÇÃO PROFÉTICA DA PRIMOGENITURA.

 

Sucedeu, pois, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim (II Rs.2.9). ARC.

Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: O que posso fazer em seu favor antes que eu seja levado para longe de você? Respondeu Eliseu: Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético (II Rs.2.9). NVI

Assim que atravessaram, Elias propôs a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja levado para longe de ti. Ao que respondeu Eliseu: Rogo-te, como herança, porção dobrada de teu poder espiritual! (II Rs.2.9). BKJ.

O termo "porção dobrada" refere-se, antes, ao relacionamento entre pai e filho, em que a lei de Moisés determinava que o filho primogênito recebia o dobro da herança que os demais dos seus irmãos (Dt.21.17). Neste sentido, Eliseu estava pedindo que seu pai espiritual lhe conferisse uma medida dobrada do seu espírito profético sobre ele. 

Eliseu apreciava o poder e o caráter de Elias. Por isso ele desejou ter porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias. Ele não só desejou, mas perseverou, insistiu, persistiu e não desistiu em momento algum. Pelo que Elias vendo a sua insistência, lhe disse: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja levado para longe de ti. Ao que respondeu Eliseu: Rogo-te, como herança, porção dobrada de teu poder espiritual! Elias lhe disse: Em verdade pediste algo muito difícil. Todavia, se me vires quando eu for tomado de ti, assim te fará.

QUATRO ESTÁGIOS PARA RECEBER A PORÇÃO DOBRADA.

Antes de receber a porção dobrada, Eliseu colou em Elias e insistiu em segui-lo. Próximo ao fim do ministério profético de Elias, ele junto com Eliseu passaram por quatro lugares: Gilgal, Betel, Jericó, Jordão. 

Receber porção dobrada naquela época, era privilégio dos primogênitos, porção dobrada significava ter em abundância, ter fartura, sobejar. Hoje não é diferente, Jesus o nosso primogênito, conquistou para os filhos de Deus, o direito de receber a porção dobrada do Espírito. Para receber esta porção, é preciso se submeter a vontade de Deus.

1- GILGAL.

Gilgal significa: Lugar de remover o opróbio. Lugar de santificação, de purificação, de renovação da aliança.

Foi o primeiro lugar onde o povo de Israel acampou depois de passar o Jordão. Foi o lugar onde aconteceu grandes eventos. Gilgal permaneceu como lugar de reunião para Israel durante muitas gerações. Gilgal foi o quartel general para Israel. Foi em Gilgal que os filhos de Israel foram circuncidados e renovaram a aliança com Deus.

Gilgal é Lugar de deixar o provisório para tomar a porção da conquista. Gilgal fala de remover a carne e renovar a aliança com Deus. Quem passa em Gilgal, e paga o preço de remover o pecado do Egito (do mundo) e firma uma aliança com Deus, estar apto para receber a porção dobrada do Espírito.

Naquele tempo, disse o SENHOR a Josué: Faz facas de pedra e torna a circuncidar os filhos de Israel. Então, Josué fez para si facas de pedra e circuncidou aos filhos de Israel em Gibeate-Haralote. E aconteceu que, acabando de circuncidar toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam. Disse mais o SENHOR a Josué: Hoje, revolvi de sobre vós o opróbio do Egito; pelo que o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje (Js.5.2,3,8,9).

2- BETEL.

Casa de Deus, lugar de oração. 

Betel fala de comunhão, fala de compromisso, fala de ficar debaixo da vontade de Deus esperando o cumprimento da promessa.

Em Betel estavam os filhos dos profetas. Nem todo filho de profeta é profeta, muitos até querem, mas não é para quem quer, nem para quem corre, mas daquele que Deus se compadece (Rm.9.16).

Em Betel Eliseu enfrentou pela primeira vez os invejosos filhos dos profetas. Eles disseram para Eliseu: Sabes que o SENHOR, hoje, tomará o teu senhor por cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem sei; calai-vos (2.2,3).

3- JERICÓ.

Conhecida no antigo testamento como a cidade das palmeiras, é uma das cidades mais antigas. Conhecida também pelas suas fortes muralhas. 

Jericó fala de fortaleza, fala de firmeza, fala de segurança. É preciso está firme e fortalecido para alcançar a promessa. 

Em Jericó, Eliseu enfrentou as oposições e a inveja do segundo grupo dos filhos dos profetas, mas ele não desistiu (2.4,5).

4- JORDÃO.

Jordão significa lugar onde se desce; aquele que desce e se humilha perante Deus, será exaltado. Jordão foi um lugar de grandes acontecimentos e de milagres. 

No Jordão Jesus foi batizado (Mt.3.).    

No Jordão Naamã foi curado da lepra (II Rs.5).

No Jordão foram retiradas doze pedras para ficar por memorial (Js.4).

O rio Jordão foi aberto três vezes:

Com Josué (Js.3.15).

Com  Elias (II Rs.2.8).

Com  Eliseu (II Rs.2.14).   

Jordão também significa, as lutas, as adversidades que atravessamos, mas quem passa pelo Jordão, fica habilitado por Deus, revestido da unção do Espírito, pronto para guerrear e vencer. 

No Jordão, cinquenta homens dos filhos dos profetas serviram de testemunhas quando de longe, viram quando Elias tomou a sua capa, e a dobrou, e feriu as águas, que se dividiram em duas bandas e passaram Elias e Eliseu (2.6-8).

Sucedeu, pois, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa dura pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará. Sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho (2.9-11).

Eliseu precisava de visão espiritual para ver Elias sendo arrebatado e receber a herança de Elias, porção dobrada do seu poder espiritual. 

Muitas vezes nós precisamos perseverar e ficar no lugar da bênção, para receber a porção dobrada.

Jesus disse aos seus discípulos: Eis que sobre vós envio a promessa de meu pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc.24.49). Amém!