segunda-feira, 6 de novembro de 2017

BECO SEM SAÍDA.

Então, falou o SENHOR  a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que voltem e que acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar. Então, Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou (Êxodo, 14.1-3).

Moisés relata que, quando Faraó deixou o povo de Deus ir, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e tornem ao Egito. Mas Deus fez rodear o povo pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho (Ex.13.17,18).
Deus manda o povo voltar pelo caminho do deserto e acampar junto ao mar, porque Ele tinha um plano e um propósito: Ser glorificado em Faraó e em todo seu exército e todos egípcios saberem que ele é o SENHOR (Ex.14.4). Deus coloca o povo em um beco sem saída; eles estavam encurralados, sem ter para onde fugir. Atrás vinha Faraó com seu exército, a esquerda e a direita estava o deserto cheio de rochas, na frente, o mar Vermelho. Diante desta situação, o povo temeu, se desesperou e reclamou. Mas Moisés clamou e Deus providenciou a saída para vitória.

O SENHOR PELEJARÁ POR NÓS.

Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis (Ex.14.13,14). Muitas vezes Deus nos leva pelo caminho mais difícil e nos deixa passar por adversidades, para nos ensinar, nos fazer amadurecer e conhece-lo melhor. Uma coisa é certa, toda vitória é precedida por lutas e dificuldades. Sem luta, não há vitória.

LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER NO CAPÍTULO 14 DO LIVRO DE ÊXODO:

* O QUE SE CONQUISTA FÁCIL NÃO TEM VALOR.

* O CAMINHO DA VITÓRIA É SEMPRE O MAIS DIFÍCIL.

* É NECESSÁRIO QUE FARAÓ (o inimigo) SE LEVANTE, PARA QUE DEUS SEJA GLORIFICADO.

* QUANDO ESTAMOS DEBAIXO DA VONTADE DE DEUS E SOB A SUA DIREÇÃO, A VITÓRIA É CERTA.

* NA HORA CRUCIAL, O DESESPERO E RECLAMAÇÕES NÃO RESOLVEM.
E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito ...   
E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? ... Pois que melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto (Ex.14.10-12).

* É PRECISO FICAR QUIETO, TRANQUILO, E ACREDITAR QUE DEUS VAI AGIR.
Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR ... (Ex.14.13).

* É MELHOR CLAMAR DO QUE RECLAMAR.
Deus manda clamar, nunca reclamar.
Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes (Jr.33.3).

* DEUS SO ABRIRÁ O MAR SE O POVO OBEDECER E MARCHAR.
Então, disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem.
E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel   passem pelo meio do mar em seco (Ex.14.15,16).

CONCLUSÃO:
Concluímos que, quando obedecemos a Deus a andamos debaixo da sua vontade, Deus se responsabiliza por nós e peleja a nosso favor. Se você está debaixo da vontade de Deus e seguindo o caminho que Ele quer, fique tranquilo (a), Deus pelejará por você, o mar das dificuldades se abrirá e todos os teus inimigos cairão por terra. Amém!