domingo, 9 de julho de 2023

AS SURPRESAS DE DEUS.


Deus não é surpreendido, nada pega Deus de surpresa; porém Ele nos surpreende. Muitas vezes, Deus agi de repente, Ele chega de forma inesperada e nos surpreende. Há muitos relatos na Bíblia de pessoas que foram surpreendidas por Deus, no momento em que menos esperavam. Há surpresas boas e surpresas ruins; mas Deus tem uma surpresa boa para o seu povo. Das muitas surpresas boas de Deus, irei relatar apenas quatro, estas estão registradas no evangelho de Lucas. 

QUATRO PESSOAS SURPREENDIDAS POR JESUS NO EVANGELHO DE LUCAS:

1- JESUS SURPREENDE PEDRO (Lc.5.1-11). 

Depois de ter pescado a noite inteira, sem sucesso na pescaria, Jesus aparece de repente na praia do lago de Genesaré, pede o barco de Pedro emprestado e manda que ele o afaste da praia. Pedro, Tiago e João estavam lavando as redes para as usar um outro dia na pesca. 

Após Jesus ter ensinado a Palavra de Deus, Ele ordena a Pedro ir ao mar alto e lançar mais uma vez as redes. Pedro como pescador experiente, não quis acreditar, mas decidiu obedecer. Ele disse: Mestre, tendo trabalhado durante a noite toda, não pegamos nada. Todavia, confiando em tua Palavra, lançarei as redes (5.5). 

Pedro é surpreendido com uma enorme quantidade de peixes e se acha indigno de estar perto de Jesus, ele se prostrou aos pés de Jesus e disse: Afasta-te de mim, Senhor, pois sou homem pecador! (5.8). 

Jesus surpreende a Pedro mais uma vez, quando lhe diz: "Não tenhas medo; a partir deste momento tu serás um pescador de vidas humanas" (5.10). 

2- JESUS SURPREENDE O HOMEM DA MÃO MIRRADA (Lc.6.6-11).

DUAS CLASSES DE PESSOAS QUE VEM À CASA DE DEUS:

- Os que vem para observar.

  São os curiosos que vem assistir o culto.

- Os que vem para cultuar.

  São os adoradores que vem para adorar.

DOIS PROBLEMAS O HOMEM TEVE QUE ENFRENTAR:

- O problema do preconceito, por ter uma deficiência física.

- O problema da religiosidade dos fariseus, por ser um dia de sábado.

TRÊS ORDENS DE JESUS PARA O HOMEM:

- Levanta-te.

  Significa disposição, se dispor, sair do comodismo, da zona de conforto.

- Vem para o meio.

   O meio é lugar de destaque, significa está visível a todos. Deus vai te exaltar no meio ...

- Estende a mão.

  Mão estendida é para receber algo.

  Quem mandou estender a mão foi Jesus, só Ele pode dá o que precisamos.

3- JESUS SURPREENDE A MULHER PARALÍTICA (Lc.13.10-17).

Subtende-se que, esta mulher era frequentadora assídua dos cultos da sinagoga. Jesus tinha o costume de pregar e ensinar nas sinagogas. Jesus jamais voltaria a uma sinagoga. Para aquela mulher que andava encurvada há dezoito anos, foi uma oportunidade ímpar. Porém, ela não sabia que naquele sábado Jesus estaria ensinando na sinagoga, e muito menos para realizar um grande milagre na sua vida. Jesus surpreendeu, Ele viu a mulher encurvada, chamou-a e disse: Mulher, estás livre da tua enfermidade! A sua escravidão teve fim, a mulher foi liberta daquele espírito de enfermidade que a mantinha encurvada por dezoito anos, sem poder de modo algum endireitar-se. Jesus surpreendeu mais uma vez. Aleluia! 

4- JESUS SURPREENDE O HOMEM HIDRÓPICO (Lc.14.1-6).

Os evangelhos registram sete milagres realizados por Jesus em dias de sábado, sendo que cinco deles aparecem em Lucas e os outros dois são narrados por João (Jo.5.10; 9.14). 

Este episódio da cura do homem hidrópico é narrado apenas no evangelho de Lucas. Lucas chama a doença que o homem apresentava pelo nome médico em grego hidropisia, que se refere ao acúmulo de líquidos e fluidos; esta doença afetava outras partes do corpo e provocava inchaço, causando deformidade no corpo.

Jesus estava na casa de um importante fariseu, antes de sentar a mesa para comer, Jesus viu um homem que eli estava, este estava com deformidades no corpo por causa da doença. Jesus o surpreende, chamando-o, impõe a mão sobre ele e o cura. 

Assim como Jesus surpreendeu a muitos em sua época, Ele é o mesmo que pode lhe surpreender. Quando você não espera, Ele vai chega de repente e lhe surpreender com uma grande vitória.