terça-feira, 8 de julho de 2014

O CRISTÃO COMO UM ATLETA.

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado (1Coríntios. 9.24-27).

Neste texto Paulo faz uma comparação das atividades atléticas com as atividades espirituais dos cristãos. As corridas e jogos atléticos na Grécia antiga eram muito apreciados pelos gregos, somente superados em importância pelos jogos Olímpicos, cuja maior premiação era uma coroa de folhas naturais (perecível) na qual os gregos acreditavam que havia a bênção dos deuses do Olimpo. Na carreira cristã, o importante não é começar bem, mas terminar vitorioso. Enquanto a coroa de premiação dos atletas são temporais e perecível, a coroa do cristão ao cumprir sua jornada, é imperecível, e dura para sempre. Paulo usa uma metáfora extraída das lutas de boxe, a fim de ilustrar a nossa vida cristã cotidiana. Ele não desferia seus golpes contra o ar, sem alvo ou propósito certo, o seu combate tinha um alvo e propósitos definidos. Ele nos ensina que devemos disciplinar nosso corpo e ofertá-lo a serviço do reino de Deus e de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Amém! 

OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO.

RENÚNCIA.
O crente que não vive uma vida de renúncia não pode ser considerado discípulo de Jesus. Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me. Mt.16.24. 

PERSEVERANÇA.
A perseverança é o exercício da paciência, quem não persiste em esperar em Deus, não está apto para servi-lo. O salmista disse: Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Sl.40.1. Aquele que crer não se apresse (Is.28..16).

FÉ.
Viver e exercitar a fé sempre foi um grande desafio para os cristãos. O apóstolo Paulo disse: Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus, de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Rm.1.16,17.

ORAÇÃO.
O crente que não vive na pratica da oração está fadado ao fracasso. Porém o cristão vive no exercício da oração sempre terá uma vida vitoriosa. O apóstolo recomenda: Orai sem cessar. 1Ts.5.17.

SANTIDADE.
É impossível um crente ter comunhão com Deus sem antes viver em santidade. Está escrito: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o SENHOR. Hb,12.14.

LEITURA E MEDITAÇÃO DA PALAVRA.
A palavra de Deus deve ser o nosso pão diário, no salmo primeiro está escrito: Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
O apóstolo Paulo nos recomenda: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2Tm.2.15.
Manejar bem a palavra da verdade é uma virtude de quem lê, estuda e medita na palavra. Paulo exortava a Timóteo dizendo: Persiste em ler (1Tm.4.13).  


BOAS OBRAS.
O cristão que não pratica boas obras e não exercita piedade, não está cumprindo o seu papel como filho de Deus. Paulo aconselhava a Timóteo dizendo: Mas rejeita as fábulas profanas e os falatórios dos insensatos. Exercita-te, porém na piedade. Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. 1Tm.4.7,8.
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecidos. Então, enquanto temos tempo, façamos o bem  todos, mas principalmente aos domésticos da fé. Gl.6.9,10.   
AMOR.
O amor é uma das principais virtude da vida de um cristão. Jesus disse aos seus discípulos: Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo.13.35). O apóstolo Paulo disse: A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. Rm.13.8,10.  

ANUNCIAR O EVANGELHO.
Anunciar o evangelho é o grande prazer do cristão que foi perdoado por Jesus e estar vivendo na luz.
O apóstolo Pedro nos diz: Mas vós sóis a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1Pe.2.9.