quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A UNÇÃO QUE DESPEDAÇA O JUGO.


E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do seu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção (Isaías, 10.27).

Nesta profecia de Isaías, em uma visão geral, podemos perceber que há uma promessa de livramento e libertação da nação de Israel em relação a nação da Assíria. Assíria naquela época era um império que governava sobre Israel e as demais nações. Era uma nação que se orgulhava por causa do seu poder bélico e um grande exército de homens adestrados para guerra.
Por uma vontade permissiva do Senhor, a Assíria estava dominando sobre Israel, com o propósito de disciplinar e corrigir o povo de Deus. Deus assim permitiu para que o seu povo viesse a experimentar o crescimento, treinamento no caráter, e uma dimensão espiritual até então desconhecida. A Assíria leva a nação de Israel a vergonha, tristezas e dores na alma, ao ponto tratar o povo de Deus como animais. A Assíria estava estendendo o seu domínio sobre Israel, pela vontade permissiva do Senhor, mas este mesmo Senhor e Deus, jamais perde o controle da situação. O Senhor usa o profeta Isaías, para liberar uma palavra profética, dentro daquela situação. E todo o sofrimento, desprezo, vergonha, derrota, humilhações e lágrimas iria chegar ao fim. 
Deus promete vingar o seu povo, e coloca um ponto final no seu sofrimento. Como prova do seu amor por Israel Ele lhes faz uma promessa: “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção” (Is.10. 27).
Quando visualizamos essa lição, percebemos que, aqui não há nada relacionado à Igreja, mas também percebemos que essas lições são úteis e aplicáveis a vida da Igreja, e a vida de muitos cristãos.

O QUE É JUGO?

Jugo é um acessório feito de madeira que se coloca sobre o pescoço do animal para puxar carga. 
O jugo impede que o animal olhe para a direita ou para a esquerda, e também não pode olhar para trás e tampouco para cima; só olhava para frente. Esta era a situação da nação de Israel, eles eram escravos e prestavam serviços para o inimigo.
Deus promete tirar a carga e quebrar o jugo.
A promessa do Senhor, é: Vou tirar a carga e quanto ao jugo, não vou apenas tira-lo, mas vou despedaça-lo, e o Senhor assim o faz, para que o povo não mais se lembre do objeto da vergonha, do fracasso e da derrota. Deus vai quebra o jugo do inimigo que te oprime, e vai pôr um fim no teu opróbrio.

O QUE É UNÇÃO?

Unção é um poder, uma autoridade divina concedida para realizar a obra de Deus e fazer proezas em nome do Senhor. Esta unção no Antigo Testamento era concedida aos sacerdotes, profetas, reis e juízes. Na nova Aliança esta unção está relacionada a operação do Espírito Santo na vida dos crentes. O apóstolo João escrevendo aos cristãos do primeiro século disse: E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. E a unção que vós recebestes dele fica em vós ... (I João, 2.20,27).
A unção capacita o crente e o reveste de uma autoridade espiritual para realizar a obra de Deus. Jesus disse aos seus discípulos: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Atos, 1.8). 
Jesus foi o homem mais ungido que já pisou aqui nesta terra. O apóstolo Pedro nos atesta dizendo: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (Atos, 10.38). 

CONCLUSÃO:

Na vida dos filhos de Deus, nenhuma carga permanece para sempre. Jesus Cristo, já quebrou o nosso jugo, nos tirando da escravidão do pecado e removeu a carga da opressão, do medo e da maldade.
Você pode estar se perguntando: Então, por que sofro tanto? E essa vida de escravidão espiritual, psicológica e financeira, por que? Independente dos porquês, Deus te chamou para vencer; é só acreditar. Se Ele te chamou e te escolheu, a carga foi tirada dos teus ombros, e o jugo já foi despedaçado por causa da unção. 
Toda ação contraria que vem contra sua vida: Opressões, fracassos, humilhações, sofrimentos e sentimentos de derrota, tudo isso cairá por terra e será despedaçado pela unção. 
Há um novo começo para sua vida, há um novo caminho para você trilhar, há uma nova promessa para o teu coração e uma nova unção para sua vida. Amém!