terça-feira, 3 de outubro de 2017

VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS.

Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrio e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo, como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo (I Pedro, 1.13-16).

Viver em plena comunhão com Deus se constitui um grande desafio para os cristãos desde presente século. 
Viver em comunhão com Deus é ter amizade e harmonia com Ele. Deus sempre quer ter comunhão com o homem, mas o pecado vem para nos separar de Deus. Por isso, Deus enviou seu filho Jesus Cristo, para tirar nossos pecados e nos reconciliar com Ele. 
Quando alguém tem comunhão com Deus, isso se reflete na sua vida diária. A comunhão com Deus se revela em uma vida santa, obediente e cheia de amor a outras pessoas. 
Viver uma vida de comunhão com Deus implica em renúncias, obediência e submissão a Ele.

CINCO ATITUDES PARA VIVER UMA VIDA DE TOTAL COMUNHÃO COM DEUS:

1. Cingir os Lombos do Entendimento.

Cingir, significa: Cercar, circundar, limitar. Apertar com uma correia, com um cinto, pôr à cinta.
Lombos cingidos é uma expressão que significa, amarra a túnica na cintura para dá segurança ao caminhar apressadamente. Esta expressão aparece no livro de Êxodo, 12.11. Assim, pois, o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a Páscoa do SENHOR.
Biblicamente quer dizer prepara-se, está preparado, em segurança, pronto para o longo caminho.
Atos, 12:8. E disse-lhe o anjo: Cinge-te e ata as tuas sandálias.
Quando Pedro fala sobre cingir os lombos do entendimento, ele quer dizer que os cristãos tenham segurança em seu entendimento em relação a verdade e estejam preparados para prosseguirem em sua caminhada.

2. Ser Sóbrio.

A sobriedade é uma qualidade de quem é moderado, sensato, sereno, calmo, prudente, modesto, discreto, temperante, e outros adjetivos desta natureza.
Enquanto o ébrio não tem equilíbrio nem controle sobre suas ações, o sóbrio é uma pessoa prudente, equilibrada e sábia em suas atitudes.
O cristão sóbrio tem um equilíbrio espiritual e emocional que faz a diferença. Isto é fruto da sua vida de comunhão com Deus.
Pedro diz: Sede sóbrios, vigiai, porque o Diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (I Pedro, 5.8).

3. Esperar Inteiramente na Graça.

Esperar inteiramente na graça é depender completamente da graça de Deus. Esta dependência envolve obediência, temor e comunhão com o Pai.
Esperar na graça é ficar na dependência de Deus e deixar Ele fazer a sua vontade.
O cristão que vive uma vida de comunhão com Deus não tem dificuldade em esperar, mas descansa nas promessas de Deus.
Paulo escrevendo aos tessalonicenses 1.9, 10 diz que fomos chamados para servir e esperar.

4. Ser Obediente.

Ser obediente a Deus e a sua palavra, implica em ter uma vida de compromisso e comunhão com Deus. O cristão que vive em comunhão com Deus, geralmente ele é obediente a Deus, aos seus pais, e aos seus pastores e lideres.
A nossa comunhão com Deus desenvolve em nós uma fé obediente, totalmente submissa a Deus.
O escritor aos hebreus diz: Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia (Hebreus, 11.8).

5. Viver em total Santidade.

Viver em total santidade implica em abandonar totalmente o pecado e viver exclusivamente para Deus. O apóstolo Pedro recomenda: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
Viver em santidade diante de Deus é uma questão de ter uma vida de comunhão com Ele.
Ser santo em toda a maneira de viver, implica em dizer: No vestir, no agir, no proceder, no falar; seja em casa, na igreja, no trabalho, no colégio, na faculdade, enfim, em todos os ambientes sociais.
Santidade não é se insolar de tudo e de todos e viver enclausurado como um monge.
Santidade também não é viver de cara fechada, sem sorrir, sem ser simpático com as pessoas.
Santidade é simplesmente, afastar-se do pecado, servir a Deus e ter paz com todos. O escritor aos hebreus diz: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus, 12.14). Amém!