terça-feira, 10 de maio de 2022

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO: "PÕE EM ORDEM A TUA CASA"?




Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, filho de Amoz, o profeta, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás (Is.38.1). ARC.

Naqueles dias Ezequias ficou doente, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o SENHOR: Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará" (Is.38.1). NVI

Por aquele tempo Ezequias ficou muito enfermo, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe declarou: "Assim diz Yahweh, o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porquanto vais morrer; não te recuperarás desta doença" (Is.38.1). BKJ

Esta expressão dita pelo profeta, "põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás" é entendida por muitos leitores da Bíblia que o rei Ezequias estava em falta diante de Deus, andando em pecados. O que na verdade, ele não estava em pecados. Apesar que, anteriormente o rei Ezequias estava sendo oprimido pelo rei Senaqueribe, este exigia tributo da nação de Judá, na sua fraqueza ele deu toda a prata que estava na Casa do SENHOR e na casa real e mandou arrancar todo o ouro das portas do templo do SENHOR e o deu ao rei da Assíria (II Rs.18.15,16). Todavia, esta expressão nada tem haver com pecado. 

"PONHA EM ORDEM A SUA CASA", significa dizer: Organize seus negócios, resolva todas as suas pendências, ordena tua família e prepare teus filhos para o futuro, porque seus dias chegaram ao fim. 

Observe que Ezequias orou ao SENHOR e reivindicou a sua vida de retidão e serviço prestado ao SENHOR (38.2). Deus ouviu e viu sinceridade nas palavras de Ezequias, mandou o profeta voltar e revogar a sentença, acrescentando-lhe mais 15 anos. O texto em II Reis 18.1,2 diz que Ezequias começou a reina com a idade de 25 anos, e reinou 29 anos. Na ocasião da sua enfermidade da qual ele morreria, Ezequias estava com 39 anos; com a revogação da sentença e um acréscimo de mais 15 anos, ele morreu com 54 anos, uma idade ainda jovial.