sábado, 9 de maio de 2020

JEREMIAS, O PROFETA DAS NAÇÕES.

Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta (Jr.1.4,5).

Jeremias foi o profeta o qual Deus usou como a última tentativa de reconciliar o povo e traze-los de volta ao arrependimento. A nação de Judá estava prestes a entrar em um colapso total, a destruição seria inevitável por parte da Babilônia. A mensagem de Jeremias para a nação de Judá era para que o povo se voltasse para Deus a fim de que este mal fosse evitado. Caso contrário eles deveriam se renderem e se entregarem ao rei da Babilônia, para evitarem uma total destruição da nação. Jeremias foi um dos profetas mais odiado pela nação de Judá, enquanto os profetas da casa, que comiam na mesa do rei profetizavam paz e prosperidade, Jeremias ao contrário, profetizava juízo e destruição. Jeremias foi um profeta que não estava comprometido com o sistema do reino, o seu compromisso era com Deus. Deus escolheu Jeremias para profetizar a sua palavra em oposição ao rei, aos príncipes, aos sacerdotes, aos juízes, aos lideres em geral e ao povo. Por causa da sua mensagem, Jeremias tornou-se antipático ao povo e foi tido como um revolucionário e traidor da nação.

O CHAMADO DE JEREMIAS.

Jeremias, em hebraico significa "o SENHOR é exaltado". Jeremias era de linhagem sacerdotal, oriundo da aldeia de Anatote, no território de Benjamim (1.1). O chamado do profeta é datado nos dias de Josias, no décimo terceiro ano do seu reinado, ou seja, 627 a.C. (1.2). Jeremias tinha entre 18 a 20 anos na época, sendo portanto, muito jovem para exercer esse cargo público. Visto que, a Lei ordenava que só a partir dos 30 anos de idade, os levitas iniciavam o seu ministério oficialmente (Nm.4.46,47; Jz.6.14-16; IRs.3.7; Lc.3.23). Jeremias nunca imaginou que seria um profeta, visto que a sua linhagem era sacerdotal, e provavelmente ele estaria estudando para assumir o ofício sacerdotal. Mas, a vontade de Deus prevalece, e Jeremias é escolhido e chamado por Deus para ser profeta. A exemplo do profeta Jeremias, também acontece conosco, muitas vezes os nossos planos e projetos não são os que Deus tem para nós. Cancelar os nossos planos e aceitar o chamado de Deus é a melhor decisão que devemos tomar.

O CENÁRIO POLÍTICO E SOCIAL DA NAÇÃO.

O cenário político e social para nação de Judá não era nada favorável. A política do rei com as nações vizinhas não estava bem, havia ameaças do Egito e da Babilônia, que pressionavam Judá afim de mante-los sob domínio. É neste cenário de ameaças, de medo e insegurança que Deus chama Jeremias para ser profeta. Jeremias teve a dura missão de profetizar a iminente destruição da nação de Judá. E isto lhe custou muito caro, porque o povo na sua maioria, não aceitavam a mensagem de Jeremias.

O CENÁRIO RELIGIOSO E ESPIRITUAL DA NAÇÃO.

A nação de Judá estava mergulhada em uma idolatria desenfreada, após a morte do rei Josias, o último rei justo, que fez grandes reformas e promoveu um reavivamento, a nação de Judá voltou a entrar no caminho da idolatria, e tinha quase que completamente abandonado o SENHOR  e seus mandamentos. Jeremias compara Judá a uma prostituta (Jr.2.20; 3.1-3). Deus havia falado que julgaria o pecado da nação com severidade. Jeremias estava alertando que o julgamento de Deus estava próximo. Deus tinha livrado Judá da destruição em várias ocasião, mas a sua tolerância e paciência estava chegando ao fim.

TRÊS CARACTERÍSTICAS DE JEREMIAS.

1- RELUTANTE (Cap.1).

2- CHORÃO (Cap.9).

3- SOLITÁRIO (Cap.16).

LIÇÕES PRÁTICAS NO LIVRO DE JEREMIAS:

1- UMA VARA DE AMENDOEIRA (1.11,12)
Deus cumprirá todas as sua palavras proferidas a nação de Judá.

2- PANELA DE ÁGUA FERVENTE INCLINADA PARA O NORTE (1.13).
Deus castigará Judá através da invasão da Babilônia que os levará para o cativeiro.

3- UM CINTO DE LINHO APODRECIDO (13.1-11).
Pelo fato da nação ter se recusado de obedecer a Deus, o povo havia se tornado inútil como um cinto apodrecido.

4- O VASO DO OLEIRO (18.1-17).
Deus poderia destruir seu povo pecador e refazê-lo novamente. Esta é uma advertência para que o povo se arrependesse antes que Deus fosse forçado a trazer o juízo.

5- A BOTIJA QUEBRADA (19.1-15).
Deus destruiria a nação de Judá, assim como Jeremias havia quebrado a botija.

6- DOIS CESTOS DE FIGOS (24.1-10).
Os figos bons representam os remanescentes de Deus que serão preservados. Os figos ruins são os rebeldes irreversíveis que serão destruídos.

7- O JUGO (27.1-22).
Qualquer nação que se recusasse a submeter-se ao jugo do controle da Babilônia seria punida.

8- LIVRO LANÇADO NO RIO (51.59-64).
A Babilônia afundará e não se levantará nunca mais.

CONCLUSÃO:
Ser um verdadeiro profeta de Deus, nunca foi fácil. Um profeta verdadeiro, ele vive em estreita  comunhão com Deus. Os sentimentos de Deus são transmitidos para o profeta, e o profeta sofre junto com Deus, por causa do pecado do povo. As vezes os sentimentos de Jeremias o levava a orar pelo povo, e Deus lhe respondia dizendo: Jeremias! Não ore por este povo, nem levante por eles clamor, porque eu não te ouvirei (Jr.7.16; 11.14). Um profeta verdadeiro não profetiza aquilo que é conveniente para agradar ao publico ou ao rei, mas ele fala as palavras de Deus.
Que sejamos verdadeiros arautos do evangelho Cristo, um profeta de Deus para nossa geração. Amém!