sábado, 7 de outubro de 2023

ISRAEL - O Pequeno Gigante Que Incomoda.


Abraão prostrou-se com o rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: "Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos?" E Abraão disse a Deus: "Permite que Ismael seja o meu herdeiro!" 
Então Deus respondeu: "Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes. E, no caso de Ismael, levarei em conta o seu pedido. Também o abençoarei; eu o farei um grande povo. Mas a minha aliança, eu a estabelecerei com Isaque, filho que Sara dará a você no ano que vem, por esta época (Gn.17.17-21).

ISMAEL - Pai dos Árabes.

O Anjo do SENHOR encontrou Agar perto de uma fonte no deserto, no caminho de sur, e perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai? Respondeu ela: Estou fugindo de Sarai, a minha senhora. Disse-lhe então o Anjo do SENHOR: Volte à sua senhora e sujeite-se a ela. Disse mais o Anjo: Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar. Disse-lhe ainda o Anjo do SENHOR: Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o SENHOR a ouviu em seu sofrimento. Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos (Gn.16.7-12).

ISAQUE, filho de Abraão com Sara, o filho da promessa, com o qual Deus estabeleceu a sua Aliança, que foi extensiva a todos os seus descendentes.

ISMAEL, filho de Abraão com Agar, serva de Sara. Ismael foi um guerreiro valente, comparado a jumento selvagem, teve uma descendência poderosa, e tornou-se pai dos árabes.

Na atualidade, os descendentes de Ismael habitam na Palestina, região dominada pelos árabes. A hostilidade dos descendentes de Ismael com os de Isaque (a nação de Israel), prevalece deste os tempos antigos e até hoje. 

Esta rivalidade entre árabes e israelitas é uma guerra que só terá fim no governo geral do anticristo, que irá conseguir a proeza de unir árabes e israelitas. 

Por 1878 anos a nação de Israel andou dispersa, enquanto se esperava o cumprimento da profecia do profeta Isaías, que diz: Quem já ouviu uma coisa dessas? Quem já viu tais coisa? Pode uma nação nascer num só dia, ou, pode-se dar à luz um povo num instante? Pois Sião ainda estava em trabalho de parto, e deu à luz seus filhos (Is.66.8). Foi exatamente no dia 14 de maio de 1948, se cumpriu a Palavra de Deus. 

A nação de Israel, ficou dispersa por muito tempo e perdeu a sua identidade como nação. Na segunda guerra mundial, Adolf Hitler, dominado pelo ódio, ordenou a morte de seis milhões de judeus. Mas a promessa que Deus havia feito a Israel através dos seus profetas, haveria de se cumprir. A palavra de Deus começou a se cumprir. No dia 16 de setembro de 1947, na primeira sessão especial da assembleia geral da ONU, o estadista e diplomata brasileiro, Osvaldo Aranha, decidiu por um voto de desempate a favor de Israel, dando o direito de Israel ser reconhecido como estado. Foi no dia 14 de maio, de 1948, que o estado de Israel foi oficialmente reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), como nação. Foi a parti dai que Israel como figueira começou a brotar, já brotou tanto, que já está fazendo sombra aos países vizinhos. Hoje Israel é considerado uma super potência.

No livro “1001 Dias que Abalaram o Mundo” (editora Sextante), de Peter Furtado, há a seguinte descrição sobre a criação do Estado de Israel, que já tinha sido aprovado pela Inglaterra e pela Liga das Nações: “No salão lotado fazia muito calor. Às 16h, David Ben-Gurion* entrou e bateu com um martelo na mesa pedindo atenção. Depois de cantar a Hativah, o hino nacional, ele leu a declaração de independência de Israel, firmada em seguida por 37 membros do Conselho Nacional. O Estado de Israel existia oficialmente (...)”.

Após a formação do Estado de Israel, ondas de violência irromperam entre palestinos e israelenses, dando início aos inúmeros conflitos entre os dois povos. A questão foi levada à Organização das Nações Unidas (ONU), que não conseguiu o consentimento dos povos para uma trégua. Neste período, foram feitas três guerras árabe-israelenses. Em 1964, foi criada a Organização de Libertação da Palestina, grupo que planejava e executava atividades terroristas e não reconhecia Israel como Estado. Nos anos 70, o Likud, partido conservador de Israel, foi fundado. Na década de 80, ocorreu a intifada, conhecida como “revolução das pedras”.

ISRAEL é um pequeno Gigante localizado na faixa de Gaza, entre  Cisjordânia  e Árabes. Uma nação odiada e desprezada. Todavia, Israel é um povo especial e diferenciado, porque sobre eles repousa a Aliança do Eterno e todas as promessas feitas a Abraão. Afinal, quem tem aliança com Deus sempre incomoda. Israel é uma nação hostilizada por muitos, a intensão dos árabes é banir Israel do mapa  e ocupar o território que eles dizem lhes pertencer. Mas Israel é imbatível e indestrutível, porque o Eterno Deus peleja por Israel. Amém!