sábado, 8 de agosto de 2020

EMANUEL CHEGOU!

Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o SENHOR dissera pelo profeta: A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel, que significa "Deus conosco" (Mt.1.22,23).

A vinda de Emanuel foi profetizada por Isaías 700 anos antes de Ele vir a terra nascer de uma virgem. Havia trevas, escravidão, opressão e total domínio do inimigo. O povo sofria e não tinha esperança de dias melhores. Mas, havia uma promessa de que, o Emanuel viria para trazer luz, libertação e alegria para o povo sofrido que andava em trevas e sem esperança. O profeta diz: Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galileia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz (Is.9.1,2,6). A vinda de Emanuel foi motivo de grande regozijo, tanto para os judeus como para os gentios. 

EMANUEL NA PROFECIA DE ISAÍAS.

O reinado de Acaz sobre a nação de Judá foi marcado por instabilidades, decorrente do ataque da coalizão Síria-Israel (7.1). De acordo com os livros de Reis e Crônicas, essa invasão representou uma punição aplicada por Deus em decorrência da infidelidade do rei e do povo (II Rs.16.2-5; II Cr.28.1-5). Todavia, Deus haveria de usar de misericórdia e a sua graça iria alcançar a descendência de Davi para garantir a vinda do Descendente "Emanuel". Emanuel nasceu como sinal da graça do SENHOR oferecida a Acaz (7.14). Emanuel significa Deus conosco, e Isaías utilizou esse nome para assegurar a Acaz que os projetos e ordens da Assíria não prevalecerão contra Judá (8.9,10), pois este pertence a Emanuel, não à Assíria! 

EMANUEL REVELADO NA PESSOA DE JESUS.

O nome "Emanuel" é citado por duas vezes na profecia de Isaías (7.14; 8.8b). Considerando o contexto histórico na época dessa profecia, essa criança nasceu nos dias de Acaz, nesse caso a profecia teve um duplo cumprimento. A longo prazo, essa profecia se refere a Jesus e teve seu cumprimento 700 anos depois. Conforme a profecia, Mateus e Lucas registram que Jesus nasceu da virgem Maria (Mt.1.18; Lc.1.26-35). Mateus inclusive o chama de Emanuel (Mt.1.23). 

O termo "Emanuel" é de origem hebraica, formado por duas palavras: "Immanu" + "El". A terminação "El", encontra-se em vários nomes hebreus já conhecidos. O próprio nome Israel tem a terminação "El". Que significa, "aquele que luta com Deus". Não contra Deus, mas a favor. Ou seja, Deus por nós.

ISRAEL - Deus por nós.

EMANUEL - Deus conosco.

Emanuel subiu ao céu e enviou o Espírito Santo para habitar na igreja. Além da sua presença está conosco como Ele prometeu (Mt.28.20). Paulo declarou: "Cristo em vós, a esperança da glória" (Cl.1.27). 

CONCLUSÃO: 

O Diabo temia e tremia quando ouvia falar sobre a vinda de Emanuel, porque ele sabia que seus dias estavam contados. O seu império de opressão e escravidão sobre as vidas, acaba com a chegada de Emanuel. Agora o nosso Emanuel chegou trazendo salvação, libertação, cura e alegria para as vidas que antes estavam arruinadas e presas como escravas de Satanás. Agora podemos dá graças a Deus Pai, que nos enviou seu Filho para ser o nosso Emanuel. Amém!