terça-feira, 30 de março de 2021

Profecia ou Profetada?

Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é bem-aventurado (Pv.29.18).

Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! (Pv.29.18 NVI).

Profecia é algo muito sério, muitos estão banalizando a profecia, transformando-a naquilo que chamamos de profetada. As Escrituras falam em Deuteronômio 13, sobre "profetas" que profetizam e mostram sinais e maravilhas, e a profecia até se cumpri. No entanto, o SENHOR, alerta que, apesar disso, esta profecia não provém dEle. Por quê? Porque em vez de levar as pessoas para mais perto de Deus, afasta-as de sua presença.

A revelação divina pode vir através de sonhos, por meio da manifestação do Espírito Santo através do dom da profecia, ou através da própria Palavra de Deus (a Bíblia). Sabendo que, a Palavra de Deus, é a base de toda a profecia e serve como crivo para avaliar se a profecia é verdadeira ou falsa. Existem dois tipos de julgamento, um para o profeta e outro para a profecia. O julgamento ao estilo de Moisés dizia: Porém o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não tenho mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrerá. E se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que o SENHOR não falou? Quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou o tal profeta; não tenhas temor dele (Dt.18.20-22). O profeta que profetizar paz, somente quando se cumprir a palavra desse profeta é que será conhecido como aquele a quem o SENHOR, na verdade, enviou (Jr.28.9). À Lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva (Is.8.20). 

Estamos vivendo uma época onde muitos estão se rotulando de "profeta", e estes falam usando o nome do SENHOR e dizem coisas que Deus não os mandou, nem os revelou. Mais do que nunca, estamos vendo uma avalanche de "profetas" na internet, utilizando as redes sociais e falando em nome de Deus para atrair a atenção do povo, na intenção de propagar o seu nome e torna-se conhecido. Muitos cristãos movidos pela emoção passam a acreditar nesses pseudos profetas, e o resultado é frustração e decepção por não verem o cumprimento da palavra profética. 

Na verdade, a falta de discernimento tem levado muitos a ficarem decepcionados, não com Deus, mas com o falso profeta. A palavra de Deus nos recomenda dizendo: Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espírito são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo (I Jo.4.1). Os cristãos da cidade de Beréia usavam a Palavra como crivo e conferiam nas Escrituras se o que Paulo falava era verdade: E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim (At.17.10,11). Precisamos seguir o exemplo dos cristãos bereianos, conferindo sempre nas Escrituras tudo que é ensinado, pregado e profetizado, seja lá por quem for. Títulos eclesiásticos ou de profeta não estão acima de qualquer suspeita, mas devem ser conferidos e analisados todo ensino e profecia, se tiverem respaldo bíblico é digno de confiança, se não, deve ser descartado e desacreditado. Finalmente, não acredite em profetada, e sim em profecia. Apenas uma opinião à luz da Bíblia. Pense nisso.