domingo, 4 de fevereiro de 2024

EVANGELISTAS E AVIVALISTAS.


E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres (Ef.4.11). 

EVANGELISTA é o terceiro entre os cinco ministros que foram designados por Jesus para servirem a igreja. O evangelista é aquele que é vocacionado para pregar o evangelho com o propósito de ganhar almas para o Reino de Deus. Um evangelista é um desbravador na obra de evangelização, um ganhador de almas para Deus. Este termo, "Evangelista" aparece apenas três vezes no texto sagrado: (1) Atos 21.8 (2) Efésios 4.11 (3) II Tm.4.5. Filipe é o único homem na Bíblia que é chamado de evangelista. O evangelista é chamado para cumprir a nobre missão de proclamar o evangelho, cumprindo assim a ordem imperativa do Senhor Jesus.

O ministério de evangelista é extraordinário, um verdadeiro evangelista não se detêm em ficar fixo em uma igreja. Nos dias atuais parece haver muitos avivalistas e poucos evangelistas. Existem Igrejas super lotadas de pregadores, mas vazias de ganhadores de almas. E, além disso, a verdadeira função do evangelista, é que ele deve ser visto mais fora da Igreja do que dentro dela, isto é, que ele não seja somente visto numa função local; mas que sempre avance na direção das almas perdidas sem Cristo; fundando novas Igrejas e comunidades.

AVIVALISTA. 

O que é um avivalista? É aquele que aviva? Avivalista é um ministério?

Segundo o Dicionário Informal, um avivalista, também chamado "avivacionista", tem origem na palavra americana "revivalist", é uma pessoa que divulga o avivamento cristão para os que aceitam a Cristo, e que ocorre com mudança de comportamento de uma pessoa, um povo e uma nação. Várias coisas acontecem durante o avivamento desde o batismo no Espírito Santo como citado em Pentecostes (Atos 2:4), e também curas, milagres, até à divulgação de outros avivamentos pelo mundo. 

Esta definição de "avivalista" tem haver com o ministério de evangelista, quando este promove cruzadas e concentrações evangelísticas na intenção de ganhar almas e consequentemente ocorre o avivamento com salvação de almas, libertações, curas e milagres. 

Quem promove avivamento é o Espírito Santo, quando a Palavra de Deus é pregada com poder. Este mérito não é do avivalista nem do evangelista. Avivamento é obra do Espírito Santo, é algo sobrenatural e inesperado e nunca método nem mecanismo humano. 

A igreja do Senhor precisa de evangelistas que tenham amor as almas e preguem a Palavra debaixo da unção do Espírito, só assim haverá avivamento verdadeiro e não simplesmente barulhos e emoções.