domingo, 20 de novembro de 2016

RUTE, UMA MULHER PERSEVERANTE

Então Noemi a aconselhou: “Olha, tua cunhada voltou para junto do seu povo e para seu deus; volta também com ela!” Ao que lhe respondeu Rute: “Não insistas comigo para que te abandones e deixe de seguir-te. Pois aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus! Onde quer que morreres, morrerei eu e aí haverei de ser sepultada; que o SENHOR me castigue como lhe aprouver, se outro motivo que não seja a morte me separar de ti!” (Rute, 1.15-17). 

A história de Rute é uma das mais belas da bíblia, uma história que começa com uma crise financeira e termina com abundância de bênçãos. A moabita que entrou para história pelo fato de ser uma mulher determinada, destemida e perseverante. Sua sogra Noemi havia perdido tudo nas terras de Moabe. Em um espaço de dez anos após haver saído de Belém devido a uma crise de fome, Noemi perdeu seu marido e seus dois filhos. Estando ela viúva e desprovida de sustento decidiu volta à sua terra Belém, onde já não havia mais fome. Suas duas noras, Orfa e Rute, também viúvas recebem conselho de Noemi para retornarem ao seu povo, a casa de seus pais. Orfa decidi voltar, porém Rute insistiu em seguir Noemi. Esta decisão de Rute fez toda a diferença, e em meio as crises financeira e sentimental que elas estavam passando houve uma intervenção de Deus e ambas foram vitoriosas. 

AS QUALIDADES DE RUTE: 

UMA MULHER DE FÉ.

Rute abandonou suas práticas pagãs e passou a acreditar no Deus de Israel. Esta sua atitude foi percebida por Boaz, que ao saber de sua história, declarou: O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar (Rt.2.12).  
A fé de Rute lhe elevou a um alto padrão, ela por ser moabita e não fazer parte da nação de Israel foi inserida na genealogia de Davi e foi uma ancestral de Jesus Cristo.

UMA MULHER PERSEVERANTE.

Ao contrário de Orfa, que voltou para o seu povo, Rute não desistiu mas insistiu em seguir sua sogra Noemi, que mesmo estando viúva e sem esperança ela persistiu em segui-la de volta a Belém. Ela perseverou em ser companheira e amiga de Noemi. Se Rute tivesse desistido a sua história tomaria um rumo diferente, e não havia esta brilhante história com um final feliz.

UMA MULHER DETERMINADA.

Rute foi uma mulher determinada pelo fato de mostrar disposição para enfrentar qualquer tipo de circunstâncias, ela diz para sua sogra Noemi: “Não insistas comigo para que te abandones e deixe de seguir-te. Pois aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus! Onde quer que morreres, morrerei eu e aí haverei de ser sepultada; que o SENHOR me castigue como lhe aprouver, se outro motivo que não seja a morte me separar de ti!” (Rt.1.16,17). Esta sua determinação fez com que Deus se compadecesse dela e lhe abençoasse.  

UMA MULHER HUMILDE.

Rute deixou tudo para traz: Seu povo, sua família, sua cultura, seu deus... e decidiu mudar. Mesmo sabendo que teria um preço a pagar, Rute se submeteu a viver como peregrina em terra estranha. Ela teve a humildade, mesmo que por necessidade, de ir ao campo disputar com os pobres e estrangeiros o resto dos cereais que sobrava das colheitas. Todavia a sua humildade foi recompensada, e Boaz o parente remidor de Noemi decidiu casar-se com ela e lhe remir, tirando todo seu opróbrio. Porque Deus se agrada dos humildes. 

CONCLUSÃO:
Rute superou todas as crises e foi vencedora. A crise vem e passa, não desista. Deus é especialista em transformar crises em bênçãos. Rute cujo nome significa amizade, companheira; tinha tudo pra fracassar, mas ela decidiu seguir Noemi e servir ao Deus de Israel e foi vencedora.
Que sejamos perseverante como foi Rute, Deus vai honra a sua fé e você vai vencer. Amém!