sábado, 21 de novembro de 2020

7 MANIFESTAÇÕES DA GRANDEZA DE DEUS EM ISAÍAS 40.

 

Eis que o Senhor JEOVÁ virá como  o forte, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão vem com Ele, e o seu salário, diante da sua face (Is.40.10). 

A grandeza de Deus não pode ser medida, pois Ele é infinitamente grande. Palavras não conseguem descrever como Deus é grande em poder, amor, majestade, glória, misericórdia, perdão e honra. Deus é grande, nós temos confiança e fé que nada é impossível para Ele. Sabemos também que Ele é digno de todo o louvor e adoração. Na vida, muitas vezes os problemas e situações fazem com que tenhamos medo ou nos sintamos pequenos e vulneráveis. No tempo de crises e adversidades, nada é melhor do que confiar no Deus Grande, que nos sustenta e nos protege com a sua poderosa Mão.

1- A Grandeza da sua Palavra.

A relva murcha e cai a sua flor, quando o vento do SENHOR sopra sobre elas; o povo não passa de relva. A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre (40.7,8).

2- A Grandeza do seu Entendimento, Sabedoria e Ciência.

Quem guiou o Espírito do SENHOR? E que conselheiro o ensinou? Com quem tomou conselho, para que lhe desse entendimento, e lhe mostrasse as veredas do juízo, e lhe ensinasse sabedoria, e lhe fizesse notório o caminho da ciência? (40.13,14).

3- A Grandeza da sua Soberania sobre as nações.

Eis que as nações são consideradas por Ele como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças; eis que lança por aí as ilhas como a uma coisa pequeníssima. Todas as nações são como nada perante Ele; Ele considera-as menos do que nada e como uma coisa vã. A quem, pois, fareis semelhante a Deus ou com que o comparareis? (40.15,17,18).

4- A Grandeza do seu Poder sobre a natureza.

Quem mediu com o seu punho as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu em uma medida o pó da terra, e pesou os montes e os outeiros em balanças? (40.12).

5- A Grandeza do seu Comando sobre o reino dos homens.

Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para Ele como gafanhotos; Ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para  neles habitar; o que faz voltar ao nada os príncipes e torna coisa vã os juízes da terra (40.22,23).

6- A Grandeza do seu Domínio sobre todo universo.

Com quem vocês vão me comparar? Quem se assemelha a mim?, pergunta o Santo. Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer! (40.25,26 NVI).

7- A Grandeza da sua Graça para favorecer o seu povo.

Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel. O SENHOR não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa? Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O SENHOR é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável. Ele fortalece o cansado e dá vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no SENHOR renovaram as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam (40.27-31).

A grandeza de Deus é imensurável, infinita e incalculável. Nada nem ninguém conseguirá medir nem aferir a grandeza do Eterno. Sob a inspiração do Espírito de Deus, o profeta Isaías declara: Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso? Não foram as minhas mãos que fizeram todas estas coisas, e por isso vieram a existir? , pergunta o SENHOR. A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra (Is.66.1,2 NVI). Amém!