sábado, 16 de maio de 2015

COMO DEVEMOS OLHAR PARA JESUS?

Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos com paciência a carreira que nos está  proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus (Hb.12.1,2).

Há várias maneiras de se olhar para Jesus, depende do ponto de vista de quem olha; muitas pessoas olham para Jesus como um Jesus histórico, um homem que simplesmente fez parte da história como qualquer outro. Há pessoas que olham para Jesus como uma lenda, alguém que nunca existiu. Outros olham para Jesus como um grande filósofo, comparando-o com Sócrates, Aristóteles e Platão. Outros olham para Jesus como um grande revolucionário, um homem super inteligente que pensava além da sua época. Outros veem Jesus como um grande profeta, comparando-o com Moisés, Buda e Maomé. Para muitos Jesus pode ser tudo isto, porém a luz da bíblia, há uma maneira especial de se olhar para Jesus.

SETE MANEIRAS DE OLHARMOS PARA JESUS.

1. COMO NOSSO SALVADOR.

Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro (Is.45.22).
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At.4.12).

2. COMO NOSSO SENHOR.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai (Fp.2.5-11).

3. COMO NOSSO LIBERTADOR.

Disse Jesus:
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (Jo.8.32,36).
Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo.14.6).

4. COMO NOSSO MÉDICO.

Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com Ele (At.10.38).
E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo (Mt.9.35).

5. COMO NOSSO ADVOGADO.

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo (1Jo.2.1).
Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1Jo.1.7).

6. COMO NOSSO MEDIADOR.

Porque há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem (1Tm.2.5).

7. COMO NOSSO CRISTO (enviado, ungido).

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhe Ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E, Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt.16.13-18).

CONCLUSÃO:
Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hb.12.2).
Jesus é o autor da nossa fé porque Ele é a fonte que emana a vida, e é nele que tem origem a nossa crença. Ele é o consumador da nossa fé porque quando depositamos toda nossa confiança nele, Ele absorve a nossa fé, atende nossa oração e nos dá a vitória. Amém!