quarta-feira, 7 de junho de 2017

A DÍVIDA FOI PAGA.

E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne; vos deu vida juntamente com Ele, perdoando todos os nossos pecados; e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu completamente, pregando-a na cruz; e, despojando as autoridades e poderes malignos, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre todos eles na cruz (Colossenses, 2.13-15).

Paulo faz uma síntese da doutrina de Cristo e compara as ordenanças da lei como instrumento de acusação. Essa doutrina está centralizada na cruz, lugar onde o perdão foi conquistado e onde o acusador foi calado. Paulo descreve a obra da cruz em termos de cancelamento de um débito ou obrigação jurídica. Havia um documento legal, um escrito de dívida que constava de ordenanças, o qual nos tornava culpados e sem possibilidade de escapar. É como se tivéssemos acumulado um débito tão grande a ponto de não ser mais possível pagá-lo. Esse documento era uma prova contra nós, e não havia como argumentar em contrário. Todos nós estávamos claramente culpados. Porém, quando Cristo foi pendurado na cruz, era como se Deus estivesse pregando aquele documento juntamente com Cristo. Ou seja, Deus estava cancelando nossa dívida ou débito para que pudéssemos ser libertos para sempre da condenação e acusação de Satanás.
Ele a removeu completamente, pregando-a na cruz; e, despojando as autoridades e poderes malignos, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre todos eles na cruz (Colossenses, 2.14,15).  
Nesse momento, Paulo altera a metáfora do tribunal para um desfile militar de vitória. 
Naquela época, quando uma cidade ou nação era conquistada, os vitoriosos organizavam um desfile onde exibiam o inimigo conquistado e todos os bens que capturaram. 
As autoridades e poderes espirituais, especialmente Satanás, são os inimigos derrotados que foram expostos publicamente e arrastados no desfile triunfal de Cristo sobre Satanás, o pecado e a morte. 

CONCLUSÃO: 
A nossa dívida foi paga por Jesus na cruz, não devemos nada para Satanás, o nosso estado de condenação foi abolido e agora estamos livres e libertos para servir ao Deus vivo e Verdadeiro.
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos, 8.1). Aleluia!