sexta-feira, 5 de maio de 2023

Moisés, o Servo Do SENHOR.


Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme o dito do SENHOR (Dt.34.5).

E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão... (Js.1.1,2).

Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do SENHOR, vos mandou... (Js.22.5).

Este registro da morte de Moisés, que foi escrito provavelmente por Josué, faz questão de destacar a expressão: "Morreu Moisés, servo do SENHOR". Ele não destacou Moisés dizendo: "Morreu Moisés, o grande líder". "Morreu Moisés, o grande legislador" ou "morreu Moisés o grande profeta". Os grandes destaques da vida de Moisés não foram os títulos, e sim a sua íntima comunhão com Deus e como servo do Altíssimo. O maior privilégio e desejo de todos os crentes deve ser em conhecer a Deus e experimentar estreita comunhão com Ele. Nenhuma pessoa que está em Cristo, e que cultiva uma vida consagrada a Deus, deixará de ter consigo a presença e a graça de Deus. 

Deus não mede nem valoriza nossos serviços a Ele prestados pelos títulos que temos, mas pelo bom serviço de um servo fiel. Por várias vezes no texto sagrado se repete a expressão "servo". O próprio Jesus veio como Servo, as profecias já o chamava de Servo (Is.42.1; 52.13; 53.11). Paulo também se apresenta como servo (Rm.1.1). Os homens de Deus no Antigo Testamento eram chamados de servo. Na atualidade, não são poucos os crentes que estão buscando títulos, muitas vezes na intenção de os ostentarem e serem destacados. Há um desejo desenfreado por títulos, muitos querem ser pastor, bispo, presbítero, evangelista e até apóstolo, sem terem vocação alguma, só na intenção de se destacarem e ostentarem seus títulos. Todavia, muitos esquecem que, para Deus o maior título é ser "servo do SENHOR". Quando Deus testifica e nos chama de servo, é uma prova que o nosso serviço a Ele prestado está aprovado. Não adianta ter muitos títulos e não ser servo de Deus, mas se alguém é servo fiel e ainda possue outros títulos, este Deus aprova. Porque na verdade, o que vale para Deus é ser servo, e servo fiel. Muitos querem ser servo do seu jeito, mas o servo não manda em si mesmo, ele faz o que manda o seu SENHOR. Afinal, se não for servo, não serve. Concluindo: Seja simplesmente servo, e deixa Jesus ser JESUS. Amém!