domingo, 24 de julho de 2022

Ensinar - Fazer - Viver


Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar... (Lc.1.1).

Lucas cita o primeiro tratado fazendo referência ao Evangelho de Jesus que ele mesmo escreveu. No Evangelho segundo Lucas temos o relato de tudo que Jesus começou a fazer e a ensinar no poder do Espírito Santo (At.10.38). O livro de Atos é o segundo tratado, onde temos a continuação do relato de como os seguidores de Jesus, no mesmo poder do Espírito Santo, operaram sinais, proclamaram o Evangelho e viveram o mesmo estilo de vida de Jesus. O Espírito Santo reproduziu o ministério de Jesus através da igreja; este foi o propósito e continua sendo. O livro de Atos poderia ser chamado "Os Atos do Espírito Santo". Foi a parti do terceiro século que este segundo tratado de Lucas, recebeu o título de "Atos dos Apóstolos". 

JESUS, o Mestre, o Modelo, o Paradigma e o exemplo a ser seguido, iniciou e terminou o seu ministério, fazendo, ensinando e vivendo o que pregava e ensinava. Ele disse: Eu vos dei o exemplo, para que, como eu fiz, façais vós também (Jo.13.15). O apóstolo João disse: Aquele que diz que está nele também deve andar como Ele andou (I Jo.2.6). Isto pode ser difícil, porque há um preço a pagar, mas não é impossível. Enquanto Jesus pregava e vivia o que pregava, os escribas e fariseus faziam ao contrário, eles ensinavam muito bem, porém, não praticavam. Sobre isto Jesus alertou: Então, falou Jesus à multidão e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés, estão assentados os escribas e fariseus. Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque ensinam e não praticam (Mt.23.1-3). Na atualidade, não é diferente, há muitos pregadores, pastores e mestres na Palavra, que ensinam e pregam com toda eloquência e propriedade, mas não vivem o que pregam. Alguém já disse: "Faça o que mando, mas não faça o que faço". Outros dizem: "Não olhe para mim, olhe para Jesus". Porém, na Bíblia está escrito: Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a Palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver (Hb.13.7). 

Recentemente a pregadora Vitória, viralizou à Internet com seu ensino equivocado, quando  afirmou que os pregadores que falam no púlpito que VIVEM O QUE PREGAM são Hipócritas e mentirosos. Pois o correto, segundo ela seria falar que PREGA O QUE CRÊ e não pregar o que vive. Uma verdadeira heresia, à luz da Bíblia não há respaldo para esta afirmativa. O apóstolo Tiago recomenda: Sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Assim falai e assim procedei, como havendo ser julgado pela lei da liberdade (Tg.1.22; 2.12). Infelizes são os que pregam a Palavra de Deus e não a praticam, estes estão enganando a si mesmo.