sábado, 2 de março de 2019

DEVO ARRANCAR O OLHO DIREITO QUE ME FAZ PECAR?

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Portanto, se o teu olho direito te fizer pecar, arranca-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. Porque é melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno (Mateus, 5.27-30).

Este texto bíblico, que faz parte dos ensinamentos de Jesus, é um dos mais difíceis a ser interpretado. Muitos leitores da bíblia encontram dificuldade de entender ou interpretar este texto. Há quem diga que a sua interpretação é literal; enquanto outros consideram com o sentido figurado. O que o Mestre estava querendo ressaltar ao falar do rigor da lei, era que a lei condenava as pessoas por uma ação exterior;  mas o ensino da graça já condena por uma intenção interior, ou seja, por um desejo secreto do coração. Todavia, quando Ele manda arrancar o olho direito ou a mão, Ele não estava ordenando as pessoas se mutilarem, mas estava ensinando sobre a seriedade do pecado e a causa de uma condenação que pode levar as pessoas ao inferno. Em outras palavras, Jesus estava dizendo que não devemos usar os nossos sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição) para estimular a lascívia proibida.
No contexto atual do mundo pós-moderno, o olho direito que Jesus se referiu pode significar muitas coisas que estão relacionadas a vida moderna das pessoas. Por exemplo: O mal uso da internet para muitos cristãos pode ser o seu olho direito que deve ser arrancado. Para outros cristãos, que se tornaram escravos das redes sociais, e que utilizam de forma que entristece o Espírito Santo, isto pode ser o seu olho direito que deve ser arrancado.
Se o mal uso da internet, tem levado você a pecar como cristão, deixe de acessa-la. Se você como cristão não tem domínio próprio, e se deixa seduzir pelos apelos pecaminosos das redes sociais, deixe-as; desfaça o seu perfil das redes sociais, este pode ser o seu olho direito, arranque-o antes que seja tarde. Para os que são viciados em filmes, vídeos e literaturas pornográficas, isto também pode significar o olho direito que deve ser arrancado.
Portanto, não devemos arrancar o nosso olho direito de forma literal, porque o pecado vai continuar dentro de nós. Há um ditado que diz: "O que os olhos não veem o coração não sente". No entanto, a bíblia recomenda: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida (Pv.4.23). Davi no seu salmo diz: Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará (Salmos, 101.3). O sábio Salomão nos aconselha: Não te apresses a sair da presença dele, nem persistas em alguma coisa má, porque Ele faz tudo o que quer (Ec.8.3).

Tudo é uma questão de obediência, quem obedece o mandamento do Senhor, é feliz. Porém, quem decide não obedecer, vai continuar pecando com seu olho direito e sofrerá as consequências. Pense nisso.