sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

A BOA MILÍCIA DA FÉ.


Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas (I Tm.6.12).

Os termos "milita" e "milícia" provém da palavra grega que significa "agonizar". Paulo vê a vida cristã como uma guerra; uma luta intensa que requer lealdade permanente a Cristo e enfrentar os adversários do evangelho. Como militantes da fé, todos nós somos conclamados a defender o evangelho em qualquer ocupação em que Deus nos colocou. 

O QUE É MILÍCIA?

Segundo o dicionário de Aurélio, milícia é uma corporação militar bem disciplinada e adestrada para guerra. A igreja de Cristo é comparada a um exército bem disciplinado e pronto para guerra. Nós como soldados de Cristo, estamos alistados para guerra, e esta guerra é na dimensão espiritual. Paulo escrevendo ao jovem pastor Timóteo, diz: Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agrada àquele que o alistou para guerra (II Tm.2.4). A bíblia nos revela que estamos em guerra, e essa guerra teve início lá no Éden quando Deus sentenciou a serpente: Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto, este te ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar” (Gn.3.15). Nesta guerra, a nossa luta não é contra as pessoas em si; o nosso inimigo é invisível, porém real. Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Ef.6.12). 

Paulo considerou a vida cristã como um "bom combate". Esta é a única luta que vale a pena. Militar a boa milícia da fé é agonizar, estando cercado por todos os lados. Paulo diz: Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e está com Cristo, porque isto é ainda muito melhor (Fp.1.23). Paulo declara que quando chegou a Macedônia, não teve repouso, antes, foi em tudo atribulado; por fora combates, por dentro temores (II Co.7.5). A vida cristã é marcada por lutas, combates, aflições, tribulações é sofrimentos. Na atualidade estamos vendo um evangelho de triunfalismo, de glória e glamour. Onde na verdade o Mestre Jesus Cristo nos ensina um evangelho de renúncias, de sofrimento, desprezo e perseguição. A igreja de Jesus está envolvida numa guerra espiritual sem tréguas na luta contra o pecado, contra Satanás e contra o sistema mundano. 

A milícia cristã deve guerrear contra todo o mal, não por seu próprio poder, mas com armas espirituais (II Co.10,3-5; Ef.6.10-18). Na sua guerra espiritual, o cristão é conclamado a suportar as aflições como bom soldado de Cristo (II Tm.2.3), sofrer pela causa do evangelho (Mt.5.10-12; Rm.8.17; II Co.11.23; II Tm.1.8), combater o bom combate da fé (I Tm.6.12; II Tm.4.7), defender o evangelho (Fp.1.16), combater pela fé (Fp.1.27), vestir toda armadura de Deus (Ef.6.11), destruir as fortalezas de Satanás (II Co.10.4), levar cativo todo pensamento a obediência de Cristo (II Co.10.5) e fortalecer-se na guerra contra o pecado (Hb.11.34). Resistindo até o sangue na luta contra o pecado (Hb.12.4). Esta luta, chamada de "bom combate da fé" vale a pena, porque no final o grande General Jesus Cristo, irá nos recompensar com a coroa da vida. Amém! 

(Partes desta postagem foi extraída da Bíblia de Estudo Pentecostal).