terça-feira, 4 de maio de 2021

CIRO, O MESSIAS DO SENHOR.

 

Que diz acerca de Ciro: Ele é meu pastor, e realizará tudo o que me agrada; ele dirá acerca de Jerusalém: Seja reconstruída, e do templo: Sejam lançados os seus alicerces (Is.44.28). 
Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, cuja mão direita eu seguro com firmeza para subjugar as nações diante dele e arrancar a armadura de seus reis, para abrir portas diante dele, de modo que as portas não estejam trancadas. Eu irei adiante de ti e aplainarei montes; derrubarei portas de bronze e romperei trancas de ferro. E ti darei os tesouros das trevas, riquezas armazenadas em locais secretos, para que saiba que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome (Is.45.1-3).

A HISTÓRIA RESGISTRA ...

Segundo conta Heródoto, no século VI a.C., um rei medo teve um misterioso sonho assim interpretado pelos sacerdotes: seu neto recém-nascido, já adulto, derrubá-lo-ia do trono. Tomando a visão por um presságio, mandou assassinar o menino. Mas, após passar por uma série de peripécias, este acabou escapando da morte. Cresceu, tornou-se um valente guerreiro e, conforme o sonho profético, venceu o avô em batalha, tomando-o prisioneiro.

Tal relato, como muitos daquela remota época, mistura o mito e a realidade. No entanto, mostra bem a figura desse personagem, que, ao tomar o trono medo, abria uma nova etapa na História da Antiguidade. Seu nome era Ciro II, o Grande.

CIRO, O GRANDE.

Ciro II (Ciro, o Grande; 559-530 a.C.) foi um renomado conquistador e estadista que fundou o império Persa. O que conhecemos acerca dele vem da obra história, de Heródoto, e também de outros historiadores gregos, de textos persas e de registros babilônios. Ciro herdou o reinado de um pequeno território chamado pars, no sul do Irã e ao norte do golfo pérsico. Entre 553 e 540 a.C., subjugou a Média na parte central do Irã, o reino da Lídia, na parte ocidental da Anatólia (a moderna Turquia), e os territórios do lado oriental, estendendo seu reinado desde o mar Egeu até o rio Indo. Isaías profetizou acerca da libertação dos judeus do cativeiro por Ciro, chamando-o "ungido" (Is.45.1).

As profecias de Isaías e Jeremias (Jr.25.12;29.10), foram cumpridas em 539 a.C., quando Ciro capturou a Babilônia. De acordo com as crônicas babilônias, o exército de Ciro invadiu a Babilônia sem travar nenhuma batalha, em 12 de outubro de 539 a.C. O próprio Ciro entrou na cidade dezessete dias depois, no dia 29 de outubro. Com a anexação do império Neobabilônico, ele agora controlava toda a Mesopotâmia, a Anatólia e a região do Levante (Siro-Palestina). 

Ciro foi um rei bondoso. Permitiu que os povos cativos retornassem à sua terra natal e restaurassem os lugares de adoração, e esse decreto também se aplicou aos judeus residentes na Babilônia. Ciro não era devoto do Deus de Israel. No cilindro de Ciro, ele demonstra grande reverência a Marduque, um dos deuses babilônios, mas sua política de tolerância para com as religiões da população local auxiliou o reagrupamento dos judeus. 

Fonte: Bíblia de Estudo Arqueológica, p.669.

DEUS NO CONTROLE DA HISTÓRIA.

Ciro, o rei da Pérsia é descrito na profecia de Isaías como o ungido do SENHOR; em outras palavras, o messias de Deus. Deus havia decretado o fim do exílio de seu povo e quis, em seus insondáveis desígnios , servir-se de um rei pagão para aplicar sua misericórdia. Durante a trajetória do povo de Israel, Deus permitiu que reis pagãos afligissem e castigassem o seu povo, mas agora Ele se utiliza de Ciro para libertar o seu povo. O profeta Isaías usado por Deus, profetiza acerca de Ciro 200 anos antes do seu nascimento. A providência Divina já estava decretada antes do instrumento que Deus usaria nascesse. Paulo escreve aos romanos sobre a fé de Abraão dizendo: Eu o constituí pai de muitas nações. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem (Rm.4.17). Deus chamou Ciro pelo nome muito antes que ele viesse a existir. Deus sempre esteve no comando, nada forje ao seu controle. Este Deus é tremendo! Aleluia!