segunda-feira, 13 de novembro de 2023

O VERBO.


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam (Jo.1.1-5).

João começa seu Evangelho denominando Jesus de "o Verbo" (gr. Logos). Mediante este título, João o apresenta como a Palavra de Deus personificada e viva. João também faz referência a Jesus na sua primeira carta, e declara: O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram na Palavra da vida (I Jo.1.1). O texto sagrado revela claramente que Jesus é a Palavra, e a Palavra é Jesus (Sl.119.89; Jo.1.1,2; Ap.19.13). 

TRÊS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DE JESUS COMO "O VERBO".

1- O RELACIONAMENTO ENTRE O VERBO E O PAI.

Cristo preexistia com Deus Pai antes da criação do mundo (Cl.1.15,19). Ele era uma pessoa existente desde a eternidade, distinto de Deus Pai, mas em eterna comunhão com Ele. Jesus Cristo é Divino e tem a mesma natureza do Pai (Cl.2.9).

2- O RELACIONAMENTO ENTRE O VERBO E O MUNDO.

Foi por intermédio de Cristo que Deus Pai criou o mundo e o sustenta (Cl.1.7; Hb.1.2; I Co.8.6). Paulo diz: Porque dEle, e por Ele, e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém! (Rm.11.36).

3- O RELACIONAMENTO ENTRE O VERBO E A HUMANIDADE.

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo.1.14). Em Jesus, Deus tornou-se um ser humano com a mesma natureza do homem, mas sem pecado. Este é o postulado básico da encarnação: Cristo deixou o céu e experimentou a condição da vida e do ambiente humano ao entrar no mundo pela porta do nascimento humano. Sobre a humanidade de Cristo e sua missão, Paulo diz: Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos (Gl.4.4,5).

* Texto extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal, adaptado com alguns acréscimos do autor deste Blog. 

DEZ AÇÕES DO VERBO.

1- A Palavra Santifica (Jo.17.17).

2- A Palavra Liberta (Jo.8.32,36).

3- A Palavra Regenera (Tg.1.18; I Pe.1.23).

4- A Palavra Salva (Tg.1.21).

5- A Palavra Purifica (Sl.119.9).

6- A Palavra Cura (Sl.107.20).

7- A Palavra Ilumina (Sl.119.105).

8- A Palavra Dá Entendimento (Sl.119.130).

9- A Palavra Produz Fé (Rm.10.17).

10- A Palavra Revela Pensamentos e Intenções do Coração (Hb.4.12). 

Bendito seja o Verbo Divino que entra em ação e nos restaura completamente, perdoando todos os nossos pecados, e nos tornando novas criaturas para glória de Deus Pai. Amém!