quinta-feira, 20 de junho de 2019

Meu Redentor Vive!

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra (Jó, 19.25).

Em resposta aos seus "amigos", Jó argumenta as suas queixas e censura os seus acusadores por terem o repreendido e agredido com palavras por dez vezes (Jó.1.1-3). Este capítulo 19 do livro de Jó, relata uma fase muito deprimente da vida de Jó. Jó apresenta suas queixas e reclama das acusações dos seus "amigos" que o considera amaldiçoado por Deus. Jó reclama que seu clamor por justiça não recebeu nenhuma consideração (19.7). Jó lamenta que o SENHOR seja a causa do seu sofrimento e fica angustiado (19.8-12). Jó também lamenta por se sentir banido da sociedade, rejeitado por seus irmãos, parentes e conhecidos (19.13,14). Jó chega a ser rejeitado por seus servos, os rapazes zombam e riem dele nas ruas, os seus amigos mais chegados passam a lhe detestar, e até a sua própria esposa e seus irmãos se sentem enojados por causa do seu mal hálito (19.15-19).
Jó resume as suas aflições da seguinte maneira: Todos os meus amigos íntimos me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim. Os meus ossos se apegam à minha pele e à minha carne, e salvei-me só com a pele dos meus dentes (19.19,20). Jó clama por misericórdia aos seus amigos e declara que foi ferido pela mão de Deus (19.21). Jó deseja que as suas palavras sejam registradas em um livro e esculpidas a ferro no chumbo ou gravadas para sempre na rocha (19.23,24). Diante de todo seu sofrimento, e sentindo-se perseguido e injustiçado por seus "amigos", Jó acredita que no final, haverá julgamento (19.22,28,29).
Desejando justiça e respirando esperança, Jó ergue a sua voz e clama, dizendo: Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra! E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração! (19.25-27).
Neste contexto, Jó profetizou sobre a vinda do Redentor Jesus Cristo, falou sobre a vida após a morte, falou também sobre um julgamento final. Tudo isto há 4.000 anos antes de Cristo.

O nosso Redentor já veio, morreu e ressuscitou; Ele está vivo para todo sempre. Aleluia!
No fim, Ele voltará e se assentará no grande trono branco para o julgamento final de todos os povos (Apoc.20.11-15). Amém!