sábado, 27 de fevereiro de 2021

SEJA HOMEM!

Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão: Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem. Obedeça ao que o SENHOR, o seu Deus, exige ... (I Rs.2.1-3). 

Davi percebeu que seus dias estavam terminando; a morte estava se aproximando e ele iria para onde vão todos os homens, a sepultura. Davi reinou durante 40 anos (I Rs.2.11; II Sm.5.4), agora no final da sua trajetória, com setenta anos de idade, ele instrui seu filho Salomão. Salomão era um jovem inexperiente que tinha cerca de 20 anos de idade. O último conselho de Davi a Salomão corresponde a uma transferência de poder e visava orientar o jovem Salomão a governar bem e ser bem sucedido em seu reinado. É provável que Davi tenha dado muitos conselhos a Salomão antes dessa ocasião. As últimas palavras de Davi registradas no livro dos reis foram dirigidas a Salomão. Entre os muitos conselhos de Davi a Salomão podemos destacar alguns: Seja forte. Seja homem. Obedeça ao SENHOR. 

Seja Forte. Isto equivale dizer: Seja corajoso, seja valente, não seja frouxo no dia da adversidade, lute e relute até o final. Era basicamente isto que Davi estava querendo dizer a Salomão.

Seja Homem. É uma palavra de ordem de Davi. Ser homem é domina-se plenamente, é agir com firmeza e maturidade. Ser homem é comporta-se com ética e respeito. Ser homem é cumprir com suas obrigações e defender o que lhe foi confiado. Ser homem é falar a verdade e vive-la até o fim. Ser homem é ser honesto e não andar com trapaças e engano. Ser homem é agir com justiça e não com parcialidade. Ser homem é assumir os seus erros. Ser homem é honrar a Deus e tributar a Ele o louvor.

Obedeça ao SENHOR. Obedecer ao SENHOR é fazer o que Ele exige. Obedecer ao SENHOR é andar nos seus caminhos. Obedecer ao SENHOR é praticar os seus mandamentos e viver sob a sua vontade. Era basicamente isso que Salomão deveria fazer para prosperar em tudo e manter a promessa da Aliança que Deus fez a Davi (2.3,4).

Aprendemos que, a maturidade vem com as experiências, através dos sofrimentos, dos desconfortos e perrengues que sofremos. Muitos querem o resultado do processo, mas não querem passar pelo processo. Vivemos tempos de estrelismo, das mídias, dos cliques, das curtidas, dos aplausos e elogios. Muitos não suportam ser contrariado, rejeitado e confrontado. São homens e mulheres fracos, cheios de mimos e mi, mi, mi; que não suportam passar ou enfrentar tempos difíceis. Todavia, tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes são forjados em tempos difíceis. Tempos fáceis criam homens fracos, homens fracos são resultado de tempos fáceis. Muitos não entendem, mas Deus quer forjar guerreiros na fornalha da aflição e não fracos, medrosos e parasitas ...

Seja Homem! Vá a luta, confie em DEUS, Ele fará proezas na sua vida. Amém!