terça-feira, 1 de janeiro de 2013

AS SETE GRANDES MARAVILHAS DE DEUS.

Muitas são, SENHOR, meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar (Salmos, 40.5).

O SENHOR, o Deus criador dos céus e da terra, Ele não é simplesmente conhecido pelos seus nomes e atributos que lhe são peculiar. Porém Ele também é conhecido como o Deus das grandes obras, o Deus dos grandes feitos, o Deus que opera maravilhas. O salmista Daví ficou impressionado diante das muitas maravilhas que o SENHOR tem operado, são tantas que não se podem contar. Deus é maravilhoso porque ele causa admiração e opera maravilhas. Maravilha significa: Aquilo que é capaz de despertar grande admiração; prodígio, assombro. Pode significar também: Uma ação ou coisa extraordinária que impressiona e causa grande admiração, prodígio, coisa milagrosa. Ao longo das histórias da bíblia, Deus fez coisas extraordinárias no meio do seu povo. Entre tantas maravilhas que Deus tem operado e estão registradas no texto sagrado, queremos apresentar algumas.

SETE DECLARAÇÕES DAS MARAVILHAS DE DEUS NO LIVRO DOS SALMOS:

1. Muitas são, SENHOR, meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco. Sl.40.5a

2. Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas. Sl.72.18

3.  Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos. Sl.77.14

4. Porque tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus. Sl.86.10

5. Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque ele fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória. Sl.98.1

6. Louvem ao SENHOR pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Sl.107.8

7. Àquele que só faz maravilhas; porque a sua benignidade é para sempre. Sl.136.4

 AS SETE  GRANDES MARAVILHAS DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO.

1. DEUS ABRIU O MAR VERMELHO. Êxodo. Capítulo. 14.

Quando Faraó e seus exércitos perseguiram os filhos de Israel, povo se viu em aperto, em uma situação difícil, e sem saída; eles temeram e lamentaram, diante daquela situação. Mas Deus pelejou pelo seu povo e operou um grande milagre, abrindo o mar em duas partes, fazendo paredes de águas para o seu povo passar. Deus quando opera um milagre, não é para mostrar que ele é poderoso, e sim porque ele tem propósitos definidos para executar a favor do seu povo. Deus ordenou a Moisés que guiasse o povo pelo caminho do mar, criando assim uma dificuldade para que ele fosse glorificado em Faraó e nos seus exércitos. Tem situações na nossa vida que agente não entende, mas Deus muitas vezes permite que passemos por um caminho difícil, para que a nossa vitória seja maior, e o nome dele glorificado. Deixa vir Faraó, Deus está trabalhando para nos dá uma grande vitória. Aleluia!

2. DEUS ABRIU  O RIO JORDÃO. Josué. Caps.3.4.

Quando o povo está debaixo da vontade de Deus, Ele protege e peleja a favor do seu povo. Caminhando o povo em direção à terra prometida de Canaã, encontraram muitas dificuldades; e é exatamente nas dificuldades, e nos momentos difíceis, que o SENHOR começa agir para que o seu nome seja glorificado. Josué, o sucessor de Moisés, recebendo orientação do SENHOR, preparou o povo para atravessar o rio jordão. Ele disse ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós (Js.3.5). Aqui nós aprendemos que muitas vezes Deus exige de nós que façamos a nossa parte, consagrando e santificando cada dia a nossa vida, para que no momento certo ele possa operar maravilhas em nosso meio. A obediência e a santificação é fundamental para Deus operar o milagre. Deus fez as águas do rio jordão serem repartidas e pararem, por causa da obediência do povo. O Senhor é o mesmo, ele continua operando maravilhas, porém ele quer encontrar obediência a sua palavra, e santidade no meio do seu povo.

3. DEUS DESTRUIU AS MURALHAS DE JERICÓ. Josué. Cap.6.

Depois que Josué e todas as tribos de Israel terem passado o rio jordão a pé enxuto, chegaram em Gilgal; e ali os filhos de Israel foram circuncidados, e celebraram a páscoa. Em seguida diz a bíblia que, estando Josué próximo a cidade de Jericó, o anjo do SENHOR apareceu a ele, e lhe ordenou acerca da destruição da cidade de Jericó. Jericó por ser uma cidade de muralhas muito altas e bastante fortificadas, era difícil de ser minada e destruida. Mas quando aos nossos olhos as barreras parecem ser intransponiveis, é o momento de Deus começar a agir por nós. Conforme o que Deus havia determinado à Josué, depois de sete voltas durante sete dias, na setíma volta do último dia, os sacerdotes tocaram as buzinas e o povo gritou com grande grita; e o muro caiu abaixo. Quando Deus estar na frente do seu povo, nada nem ninguém os poderá resistir. Acredite, o milagre de Deus vai acontecer na sua vida, todas as muralhas que o inimigo tentar colocar na sua frente, Deus vai destruir e te dará a vitória. Amém!

4. DEUS PAROU O MOVIMENTO DA TERRA. Josué. 10.1-15.

A fama do povo de Deus havia se espalhado por toda a terra, e os reis das nações temiam e tremiam diante dos filhos de Israel. Essa fama era porque o SENHOR vinha operando maravilhas e destruindo povos e nações diante de Israel. O rei dos gibeonitas temendo ser destruído fez aliança com Israel. Diz a bíblia: E sucedeu que, ouvindo Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém acerca das vitórias de Josué, e que os moradores de Gibeão fizera aliança de paz com os israelitas, temeu muito, porque Gibeão era uma cidade grande e havia muitos homens valentes. Pelo que Adoni-Zedeque, enviou mensageiros a convidar cinco reis com seus exércitos para irem a peleja contra a cidade de Gibeão. E estando eles na peleja, enviaram homens de Gibeão a Josué ao arraial de Gilgal pedindo ajuda, e Josué subiu de Gilgal, e com ele todos os valentes de guerra, e caminharam durante toda a noite, e no dia seguinte no segundo dia da peleja Josué e seus valentes entraram na peleja contra os cinco reis e seus exércitos. Havendo Josué e seus valentes, juntos com os de Gibeão destruido boa parte dos exércitos deles, o SENHOR lançou sobre eles, grandes pedras do céu. Mas vendo Josué que o sol ia se pondo e a noite já vinha chegando, ele clamou ao SENHOR, e disse: Sol, detem-te em Gibeão, e tu lua, no vale de Aijalom. Diz a bíblia: E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. O sol, pois, não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o SENHOR, assim, a voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel.

 5. DEUS FEZ A SOMBRA DO SOL VOLTAR  DEZ GRAUS. 2Reis. 20.1-11.

Diz a bíblia que Ezequias rei de Judá, adoeceu de morte; e o profeta Isaías veio a ele e disse: Assim diz o SENHOR: Ordena a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, ele virou o rosto para a parede e orou ao SENHOR, dizendo: Ah! SENHOR! Sê servido de te lembrar de que andei diante de ti em verdade e com o coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Volta e dize a Ezequias, chefe do meu povo: Assim diz o SENHOR, Deus de Daví, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR. E acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim e por amor a Daví, meu servo. Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram e a pusseram sobre a chaga; e ele sarou. E Ezequias disse a Isaías: Qual é o sinal de que o SENHOR me sarará e de que, ao terceiro dia, subirei à casa do SENHOR? E disse Isaías: Isto te será sinal, da parte do SENHOR, de que o SENHOR cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus ou voltará dez graus atrás? Então disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não aconteça isso, mas volte a sombra dez graus. Então, o profeta Isaías clamou ao SENHOR; e fez voltar a sombra dez graus, pelos graus que já tinha declinado no relógio de sol de Acaz. Ezequias escolheu a coisa mais difícil, que a sombra recuasse dez graus, em vez de avançar. Pela lei eterna de Deus, a sombra sempre avança; mas aqui ouve um notável milagre do sol retornando, ou tecnicamente dizendo, a terra fazendo sua rotação 10 graus para trás. Não é necessário querer conjecturar como isso foi feito, se por eclipse ou por algum ato da natureza; pois dessa maneira começaríamos a questionar a ação sobrenatural de Deus. Deus não poderia alterar a rotação da terra em 10 graus? Se a resposta for sim, então não precisamos inventar teorias para explicar esse milagre.

6. DEUS FEZ J0RRAR  ÁGUAS  DA  ROCHA. Êxodo. 17.1-7.

Deserto é lugar de provisão, deserto é lugar de aprendizado, deserto é lugar de milagres. Por inclível que pareça, a maior parte dos milagres que Deus operou e estão resgistrados na bíblia, aconteceram no deserto. Porque onde há fartura não precisa de provisão, onde há autoconhecimento não precisa de aprendizado, onde há autoconfiança ou auto suficiência, não precisa-se de milagres. Mas Deus opera na vida daqueles que reconhecem que precisam de um milagre. O povo depois de ter visto Deus operar grandes maravilhas através de Moisés, e ter lhes dado grandes suprimentos; mas mesmo assim eram inconstantes e incrédulos e duvidavam do poder Deus, ao ponto de contenderem e murmurarem contra Moisés, dizendo: Por que nos fizeste subir do Egito para nos matares de sede, a nós, e aos nossos filhos, e ao nosso gado? Pelo que Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejarão. Então, disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo e toma  contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás rocha, e dela sairão águas, e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. E chamou o nome daquele lugar massá e meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós, ou não? Deus não mudou, ele é o mesmo e continua operando maravilhas, porém é necessário que deixemos todas as murmurações e contendas, e passemos a confiar plenamente no seu poder. Acredite, Deus vai transformar o teu deserto em mananciais e trará grandes provisões. Aleluia! A vitória é nossa!

7. DEUS MULTIPLICOU O AZEITE DA VIÚVA. 2Reis. 4.1-7

Milagres de Deus não é espetáculo para impressionar as pessoas; Deus realiza os seus milagres quando quer e quando há necessidade. Neste caso esta mulher estava padecendo uma grande necessidade, seu marido havia morrido e deixou muitas divídas; ela não tendo como pagar, o credor veio para levar os seus filhos para serem escravos. Ela foi a Eliseu, porque seu marido em vida pertencia a escola dos profetas, cujo lider era Eliseu. Diante desta situação ela tomou cinco atitudes que lhe resultou no milagre: Ela clamou.Vers.1. Ela confessou.Vers.2. Ela humilhou-se.Vers.3. Ela obedeceu.Vers.4. Ela acreditou.Vers.5.
Feito isto o milagre aconteceu. Milagres não se explicam, é só acreditar e Deus honrará a nossa fé. O Deus que opera maravilhas ainda é o mesmo, e se você crer, ele vai realizar um grande milagre na sua vida. Amém!