sábado, 28 de outubro de 2017

A SABEDORIA DE SALOMÃO.

E eu não cria naquelas palavras, até que vim, e os meus olhos o viram; eis que não me disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi (I Reis, 10.7).

Salomão havia adquirido grande fama, e muitos governantes e lideres tinham ouvido falar dele e iam a Jerusalém para conhecê-lo e consultá-lo. A rainha de Sabá, cujo nome a bíblia não revela, ela veio dos confins da terra conhecer a sabedoria de Salomão. Não obstante a localização exata de Sabá, apenas alguns estudiosos afirmam ser alguma parte da Ásia, ao sul da Arábia, Índia ou Iêmen. Sabá, era uma terra rica, e sua rainha ouvindo falar da sabedoria e das riquezas de Salomão, foi conhecê-lo pessoalmente. Diz o texto sagrado: E, ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, acerca do nome do SENHOR, veio prová-lo por enigmas. E veio a Jerusalém com um mui grande exército, com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas; e veio a Salomão e disse-lhe tudo quanto tinha no seu coração. E Salomão lhe declarou todas as suas palavras; nenhuma coisa se escondeu ao rei que não lhe declarasse. Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, e a comida da sua mesa, e o assentar de seus servos, e o estar de seus criados, e as vestes deles, e os seus copeiros, e a subida pela qual subia à Casa do SENHOR, não houve mais espírito nela. E disse ao rei: Foi verdade a palavra que ouvi na minha terra, das tuas coisas e da tua sabedoria. E eu não cria naquelas palavras, até que vim, e os meus olhos o viram; eis que me não disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi. Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria!
Bendito seja o SENHOR, teu Deus, que teve agrado de ti, para te pôr no trono de Israel; porque o SENHOR ama a Israel para sempre; por isso, te estabeleceu rei, para fazeres juízo e justiça. E deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, e muitíssimas especiarias, e pedras preciosas; nunca veio especiaria em tanta abundância como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão (I Reis, 10.1-10).

Assim como a rainha de Sabá ficou surpresa diante da sabedoria e grandeza que viu no rei Salomão, assim também sucede com aqueles que conhecem a Jesus Cristo, Jesus sempre nos surpreende, Ele é muito mais do que podemos saber Dele.
Salomão foi grande em riquezas, fama e sabedoria. A excelência, justiça e glória do reino de Salomão prefiguram as do Messias. Porém, todas as riquezas, sabedoria e glória de Salomão, não se comparam com a grandeza de Cristo. Paulo diz que em Cristo, estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência (Col.2.3). Ele é a fonte da sabedoria e de todo o conhecimento.
Jesus falando acerca de uma questão espiritual diz: A rainha do Sul se levantará no Dia do juízo com os homens desta geração e os condenará; pois veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão (Mateus, 12.42).

JESUS é Maior, Melhor e Incomparável.

Salomão foi rei de uma nação.
Jesus é o Rei de toda a terra.
Salomão teve fama na terra.
Jesus tem fama na terra, no céu e no inferno.
Salomão teve riquezas em abundâncias.
Jesus é a fonte de todas as riquezas.
Salomão é considerado o homem mais sábio que já existiu.
Jesus é a própria sabedoria em todos os tempos.
Salomão começou bem, mas mudou.
Jesus é o mesmo, Ele nunca mudou.
Salomão foi um grande pecador.
Jesus é um grande Salvador. Amém!