segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO OU BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?


Na verdade ambas as expressões estão corretas. No livro de Atos 1.5, o escritor Lucas registra as últimas palavras de Jesus para os discípulos quando Ele diz: "Porque na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias". 

Segundo o comentarista Donald C. Stamps, autor das notas e estudos da Bíblia de Estudo Pentecostal, a preposição "com" é a partícula grega "en", que pode ser traduzida como "em" ou "com". Por isso, muitos preferem a tradução "sereis batizados no Espírito Santo". Da mesma forma, "batizados com água" pode ser traduzido "batizados em água". 

O termo "batismo" é imersão, logo, ser batizado significa ser mergulhado. A profecia de Joel nos diz que o Espírito seria "derramado". E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda as carne... (Jl.2.28). Falando sobre a restauração e renovação espiritual da nação, o profeta Isaías diz: Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto... (Is.32.15). A expressão "derramar o Espírito sobre", nos levar a pensar que o vazio será cheio. Logo, quando o Espírito é derramado sobre os crentes, os torna cheios do Espírito Santo. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (At.2.4).

Duas palavras que nos mostra o que vem a ser o batismo no Espírito Santo: Imersão e Efusão. Na Imersão o crente é mergulhado no Espírito. Na Efusão o Espírito é derramado sobre o crente. Isto acontece simultaneamente quando o crente é batizado no Espírito Santo. O próprio Jesus é aquele que batiza no Espírito Santo os que nEle crêem.