segunda-feira, 29 de maio de 2017

ESTER, UMA MULHER PATRIOTA.

Porquanto se calares neste momento crucial, certamente socorro e salvação surgirão de outra parte para os judeus, mas tu e a casa de teu pai, os teus familiares, todos sereis aniquilados. Quem sabe se não foi para este dia que foste nomeada rainha da Pérsia?”(Ester, 4.14).

Ester era uma jovem judia, que estava entre os cativos, tornou-se a rainha da Pérsia, ao se casar com o imperador Assuero. Uma mulher corajosa e patriota, que lutou pela sobrevivência do seu povo, junto com o seu primo Mardoqueu, que mesmo arriscando a sua vida, não deixou que os intentos malignos de Hamã prevalecessem.
Esta mulher foi considerada uma heroína, mesmo estando em terra estranha ela não se dobrou ao sistema pagão daquele império, mas honrou o nome do seu Deus, o Deus de Israel e foi bem sucedida e vitoriosa nos seus feitos.

AS QUALIDADES DE ESTER.

* Ester era bonita e atraente.

Havia, então, um homem judeu na fortaleza de Susã, cujo nome era Mardoqueu. Este criara a Hadassa (que é Ester, filha do seu tio), porque não tinha pai nem mãe; era moça bela de aparência e formosa a vista; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha (2.5,7).

* Ester era  graciosa (agradável).

E a moça pareceu formosa aos seus olhos e alcançou graça perante ele... (2.9).
... E alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam (2.15).
E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça e a fez rainha em lugar de Vasti (2.17). 

* Ester era obediente.

Ester, porem, não declarava a sua parentela e o seu povo, como Mardoqueu lhe ordenara; porque Ester cumpria o mandado de Mardoqueu, como quando a criara (2.20).

* Ester era patriota (ela amava sua pátria).

Então, respondeu a rainha Ester e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição e o meu povo como meu requerimento (7.3).
E estendeu o rei para Ester o cetro de ouro. Então, Ester se levantou, e se pôs em pé perante o rei, e disse: Se bem parecer ao rei, e se eu achei graça perante ele, e se este negócio é reto diante do rei, e se eu lhe agrade aos seus olhos, escreva-se que se revoguem as cartas e o intento de Hamã, folho de Hamedata, o agagita, as quais ele escreveu para lançar a perder os judeus que há em todas as províncias do rei (8.4,5).

* Ester era corajosa e determinada.

Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ao ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço. Então, Mardoqueu foi e fez conforme tudo quanto Ester lhe ordenou (4.15-17).

* Ester amava a justiça.

O rei e Hamã dirigiram-se ao banquete da rainha Ester, e neste segundo dia, durante o banquete, o rei novamente perguntou a Ester: “Pede-me o que quiseres, rainha Ester, e te será concedido. Ainda que me peças a metade do reino, tê-la-ás!” Então a rainha Ester respondeu: “Se realmente encontrei graça a teus olhos, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida, e a vida do meu povo, eis meu desejo e minha súplica. Falo deste modo porquanto meu povo e eu fomos sentenciados ao extermínio, à matança e ao aniquilamento. Se somente tivéssemos sido entregues como escravos e servas, eu ter-me-ia mantido em silêncio. No entanto, esta desgraça que se aproxima não irá compensar o prejuízo que dela resultará para o rei!”
Diante dessas palavras, o rei Xerxes indagou à rainha Ester: “Quem é esse que ousa pensar em praticar ato de tamanha abominação? E onde se encontra esse coração perverso?” Respondeu Ester: “O adversário e inimigo é Hamã!” Então Hamã ficou aterrorizado diante do rei e da rainha.
O rei, num arroubo de ódio, levantou-se abruptamente do banquete, abandonou o vinho que bebia e caminhou apressadamente para o jardim do palácio. Hamã notou claramente que o rei já havia determinado a sua sumária execução e por isso ficou para implorar por sua vida à rainha Ester. Entretanto, ao voltar o rei do jardim do palácio ao salão onde se realizava o banquete, viu Hamã debruçado sobre o divã em que se achava Ester. E então exclamou: “Seria tu néscio a ponto de tentar violentar a rainha da Pérsia na minha presença e dentro da minha própria casa?” Assim que o rei acabou de pronunciar estas palavras, cobriram o rosto de Hamã.  
Neste mesmo momento, Harbona, um dos eunucos oficiais que serviam diante do rei, mencionou ao rei: “Há uma forca de mais de vinte metros de altura bem próximo à casa de Hamã, que ele próprio construiu para enforcar Mardoqueu, aquele que intercedeu pela vida do rei!” 
Então o rei ordenou: “Portanto, enforcai-o nela agora mesmo!” E eles enforcaram Hamã na forca que ele próprio havia preparado para Mardoqueu. Depois disso, o furor do rei se aplacou (7.1-10).

CONCLUSÃO: 
Ester foi uma mulher notável pela sua fidelidade a Deus, e por sua coragem e determinação diante das investidas do inimigo do seu povo, Hamã. Ester entrou para história como heroína do povo judeu e tornou-se a rainha mais conhecida de todos os tempos. 
Que o seu exemplo de coragem e lealdade seja seguido por todas as mulheres que amam a Deus, a sua família e seu povo. Amém!