sexta-feira, 27 de novembro de 2020

O SENHOR PELEJARÁ POR VOCÊ!

Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. O SENHOR pelejará por vós, e vos calares. Então, disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco (Ex.14.13-16).

O momento era critico, decisivo e crucial. Os filhos de Israel estavam num beco sem saída, por trás vinha o exército de Faraó, o lugar era deserto, montanhoso e cheio de pedregulhos; na frente deles estava o grande mar vermelho. E agora, o que fazer para sair ou escapar desta situação? O povo se desespera, ao invés de clamarem ao SENHOR, eles reclamam. Moisés tenta contornar a situação e faz uso da fé ao dizer para o povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. O SENHOR pelejará por vós, e vos calares (13,14). Em seguida Moisés clama a Deus para Ele providenciar uma saída. O SENHOR lhe responde e diz: Por que clamas a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco (15,16). Moisés obedece a ordem do SENHOR, em seguida o milagre acontece. Deus abre o mar, formando duas paredes de águas e abrindo um caminho em terra seca para os filhos de Israel passarem. Aleluia! 

Quando estamos no centro da vontade de DEUS, a peleja nunca é nossa, é sempre de DEUS. Porém, quando estamos fora da vontade e da direção de DEUS, aí é por nossa conta e risco. A nação de Israel estava indo muito bem, enquanto estava sob a vontade e direção de DEUS. Mas, quando abandonaram ao SENHOR, as coisas desandaram, deram pra trás e foram derrotados. Assim será conosco neste tempo presente, enquanto estivermos sob a direção e vontade do SENHOR, venceremos todas as batalhas, porque Ele pelejará por nós. 

TRÊS CONDIÇÕES PARA O SENHOR PELEJAR POR NÓS: 

1- Quando Você se Calar e Deixar DEUS Agir.

O SENHOR lutará por vocês; tão somente acalmem-se (Ex.14.14 NVI).

2- Quando Você Confiar no SENHOR e Não Temer a Fúria do Inimigo.

Então, eu lhes disse: Não fiquem apavorados; não tenham medo deles. O SENHOR, o seu Deus, que está indo à frente de vocês, lutará por vocês, diante de seus próprios olhos, como fez no Egito (Dt.1.29,30 NVI).

3- Quando Você Obedecer a Voz do Espírito Santo.

Então, veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, e Jaaziel disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus. Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede o livramento do SENHOR para convosco ... (II Cr.20.14,15,17).

O SENHOR é o nosso Escudo, nossa Defesa e a nossa Proteção. Ele pelejará as nossas guerras e lutará por nós. Está escrito, declarado e decretado que o SENHOR pelejará por nós e porá os nossos inimigos em fuga. Assim está escrito: Vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira (Is.59.19). O inimigo fica furioso, por não conseguir nos derrotar, porque o SENHOR dos Exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso Refúgio. Amém!