sexta-feira, 22 de maio de 2020

BOM É TER ESPERANÇA.

Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR (Lm.3.26).

A nação de Judá estava no cativeiro Babilônico, vivendo debaixo de opressão e tristeza, mas eles não podiam perder a esperança de que aquela situação iria mudar. Quando não se tem esperança, o desespero pode dominar e levar a uma derrota total. Mas o profeta diz: "Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação (livramento) do SENHOR".
Há muitas pessoas vivendo em um mundo de ilusões, sem Deus e sem esperança, outras estão depositando a sua confiança em algo que não pode lhe dá esperança. Viver sem esperança não é bom, porque a esperança é quem nos assegura e alimenta a nossa fé em futuro promissor. Viver sem esperança é não acredita que haverá um novo dia, é perder o rumo e a direção da vida e viver a deriva em um mundo de incertezas. Há um ditado que diz: "A esperança é a última que morre". Mas a esperança do crente nunca morre, porque é eterna, ela é JESUS.

QUATRO FONTES ONDE DEVEMOS TER ESPERANÇA.

1- DEUS, O PAI.

Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no SENHOR, seu Deus (Sl.146.5).
Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus ... (I Tm.6.17).

2- JESUS CRISTO.

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa (I Tm.1.1).

3- A PALAVRA DE DEUS.

Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a minha esperança (Sl.119.81).

4- A VOLTA DE JESUS.

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança (I Ts.4.13).
Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp.3.20).

TRÊS QUALIDADES DA NOSSA ESPERANÇA.

1- VIVA.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (I Pe.1.3).

2- FELIZ.
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo (Tt.2.13).

3- CONSOLADORA.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras (I Ts.4.18).

CONCLUSÃO:
A nossa esperança está em Deus. Mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis, mesmo que as nuvens negras impeçam vislumbrar o horizonte e não haja estrelas no céu; Deus continua sendo a minha esperança. Bom é ter esperança. O sábio Salomão diz: Porque deveras haverá um bom futuro; não será frustrada a tua esperança (Pv.23.18). O justo até na sua morte tem esperança (Pv.14.32b).
Finalmente, esqueça tudo que não pode lhe dá esperança, e firme a sua esperança em DEUS. Amém!