segunda-feira, 8 de junho de 2020

REFLEXÃO SOBRE OFÍCIO DO PASTOR.

E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência (Jr.3.15). E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres (Ef.4.11).

O cargo de pastor é nobre e importante, e por este cargo muitos tem aspiração. Porém, se alguém deseja ser "bispo", isto é, aquele que tem sobre si a responsabilidade pastoral, o pastor; é necessário ter as qualificações que a palavra de Deus recomenda (I Tm.3.1-7). Um pastor deve servir de exemplo para os fiéis e ser um modelo de fé a ser imitado (I Tm.4.12; Hb.13.7). Um pastor deve ser um homem de caráter ilibado, de maneira que, a sociedade o respeite como homem de Deus e Satanás não tenha de que o acusar. Um pastor é um homem separado por Deus para se sacrificar pelo rebanho do Senhor. Um pastor não é um super homem, mas ele também está sujeito as mesmas aflições e tentações como qualquer outro crente. O pastor é uma ovelha que se sacrifica pelas outras, para leva-las a Deus. Um pastor tem como ofício: Ensinar, conduzir, guiar, orientar, consolar, ouvir, suportar e alimentar o rebanho com a palavra de Deus. Porém, para quem quer usufruir do ofício como "status", este busca glória para si e está pouco se importando com rebanho de Deus.

Infelizmente, para tristeza nossa, o cargo de pastor tem sido muito vulgarizado no meio do povo de Deus. Muitas convenções e ministérios perderam a visão do que vem a ser um verdadeiro ofício pastoral e estão promovendo muitos a este importante cargo, sem ter o minimo de qualificação. A política ministerial vem promovendo muitos ao cargo de pastor, muitas vezes por troca de favores ou interesse financeiro. Um outro problema desta vulgarização é quando muitos abrem o seu próprio ministério e se alto intitulam pastor. Um outro agravante, é que muitos cantores gospel não se conformam em ser apenas cantor, a sua maioria estão também recebendo título de pastores e pastoras. Sem falar que muitos pastores pensam que a igreja e deles, e praticam nepotismo ministerial para que o seu substituto seja da sua família e não o que Deus escolher. Mas, o Espírito Santo ainda continuar chamando, vocacionando e capacitando homens de Deus para este importante ofício.

Que os verdadeiros pastores, chamados e vocacionados por Deus, cumpram com alegria o seu ministério que receberam do Senhor. Como disse o apóstolo Pedro: Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória (I Pe.5.2-4). Amém!