sábado, 22 de abril de 2023

CAMELO PASSAR PELO FUNDO DE UMA AGULHA?

 

... Ao ouvir essa palavra, o jovem afastou-se pesaroso, pois era dono de muitas riquezas. Então disse Jesus aos seus discípulos: Com toda a certeza vos afirmo que difilmente um rico entrará no Reino dos céus. E lhes digo mais: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus (Mt.19.22-24).

Então, Jesus, observando ao redor, declarou aos seus discípulos: "Quão difícil é para aqueles que possuem muitos bens ingressar no Reino de Deus!". Os discípulos ficaram perplexos diante de tais palavras; no entanto, Jesus insistiu em lhes afirmar: "Filhos, entrar no Reino de Deus é, de fato, muito difícil! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus". (Mc.10.23-25).

O Que Jesus Quer dizer com essa expressão?

Que Tipo de Agulha é Essa?

Será Que é Impossível ao Rico ser Salvo?

Jesus mostra que o jovem em questão (assim como algumas pessoas) imaginava obedecer a todos os mandamentos da lei: Ele não matava, não roubava e não era um mau filho. Acontece que a própria Escritura garante que ninguém é capaz de cumpri a Lei e, por isso, precisamos desesperadamente da Graça do Senhor. O rapaz tinha tudo, e queria também ser perfeito ou maduro. Ao rejeitar a proposta de Jesus, ele revelou que a cobiça e a avareza dominava o seu coração. Jesus não está ensinando que os ricos estão excruidos do céu, muito menos que todo pobre vai para o céu. Ele estava provando o coração daquele homem para revelar a ele a necessidade de arrependimento e perdão dos pecados, que muitas vezes, pensamos que não temos.

A expressão de Jesus: "É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus". Esta expressão poderia ser um ditado popular da época, poderia ser literalmente uma agulha comum, usada na confecção das redes e roupas, ou uma metáfora, comparando o maior animal na Palestina em contraste com a menor passagem conhecida pelo povo na época, "o buraco de uma agulha". Curiosamente, para alguns arqueólogos havia nos muros de Jerusalém uma porta muito pequena, chamada de "agulha", através da qual um camelo só conseguia passar de joelhos. 

Concluimos que, a salvação não é possível pelo esforço ou mérito humano, mas é um ato sobrenatural de Deus, que busca corações arrependidos. O amor ao dinheiro e às riquezas escraviza as pessoas e pode ser a causa de muitos males (I Tm.6.9,10). Jesus termina o seu diálogo com uma mensagem de esperança, ao dizer: "Isso é impossível aos homens, mas para Deus todas as coisas são possíveis" (Mt.19.26). Amém! 

Texto extraido da Bíblia King James, com acrescimos articulados por Geraldo Barbosa (editor do Blog)