quarta-feira, 5 de agosto de 2020

NÃO NEÓFITO ...

Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do Diabo (I Tm.3.6).

Falando sobre as qualificações do ofício de um bispo, Paulo diz: Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja (3.1). Ou seja, se alguém deseja ou aspira ser bispo, deseja uma nobre função. Porém, é necessário que se cumpra os requisitos exigidos para assumir uma função pastoral. Dentre os requisitos citados por Paulo, o mais importante para um pastor é a maturidade (3.6). O orgulho é a pior armadilha à espreita por um pastor imaturo ou novo convertido a quem é confiada uma posição de liderança. Uma vez apanhado na armadilha do diabo, o pastor torna-se repreensível e não pode mais dar um bom testemunho como convém a um homem de Deus (3.7). 

SOBERBA - A causa da condenação do Diabo.

O relato da queda de Lúcifer, é descrito no capítulo 14 de Isaías de forma figurada, a soberba foi a causa principal que levou Lúcifer a queda. A falta de humildade e submissão a Deus, poderá levar o homem a ruína. O sábio Salomão diz: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv.16.18). Um obreiro, um pastor, um líder, um homem de Deus, não deve entrar por este caminho. A altivez de espírito se contrapõe a humildade, e isto leva o homem se ensoberbecer. 
O soberbo não aceita orientação de ninguém, não ouve os mais experientes, nem aceita ser repreendido, ele se acha o melhor e o mais capacitado. O soberbo chega a um ponto que ele não é mais capaz de dizer: "Deus é". Mas ele diz: "Eu sou, eu tenho e eu posso". 
A soberba de Lúcifer o levou a declarar: "Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono ... Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo (Is.14.13,14). Pobre Lúcifer, a resposta de Deus foi clara e sucinta: "E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo" (14.15). 
Quando Paulo diz: "Para que ensoberbecendo-se, não caia na condenação do Diabo", isto é o mesmo que dizer: A soberba levará o neófito (imaturo), a cair na mesma condenação que caiu o Diabo. 
São infelizes e ficam infrutíferos os pastores que entram pelo caminho da soberba. Infelizmente, muitos tem se deixado dominar pela soberba e pela arrogância, e já não se comportam como homem de Deus.
O fato é que, o número de soberbos vem aumentando no meio do povo de Deus. Esta síndrome de Lúcifer vem se multiplicando como uma epidemia e vem contaminando a muitos crentes, pastores, pregadores e lideres. Muitos se acham acima da média e pensam que são estrelas. Que os soberbos se convertam, e Deus use de misericórdia para com eles.
Para estes que insistem na soberba, o seu fim geralmente é trágico. Que sejamos humildes, que possamos sempre nos lembrar da nossa origem e reconhecer que nada somos. Aceitando sempre o que Jesus disse: "Sem mim nada podereis fazer" (Jo.15.5b). E repetirmos juntos com João Batista: "É necessário que Ele cresça e que eu diminua" (Jo.3.30). Que essa maldita síndrome de Lúcifer fique bem distante dos servos do Senhor, é que a humildade e submissão sejam a marca que revele o nosso caráter de servos do Deus Altíssimo. Amém!