domingo, 9 de agosto de 2020

ONDE DEUS HABITA?

A Bíblia diz que Deus habita na sua eterna morada, nos céus. Porém, a Bíblia também revela outros lugares onde Deus habita e manifesta a sua presença. Quando os rabinos faziam referência a "Shekinah" eles não se referiam só a presença ou a glória de Deus, mas o lugar da sua habitação. Segundo pesquisa da fonte Wikipédia, a etimologia do termo "Shekinah" é derivada do verbo hebraico Shakhan. No hebraico bíblico, esta palavra nunca foi usada, apenas a sua raiz, na forma verbal. Shekhinah significa literalmente, assentamento, habitação ou moradia. A palavra Shekhinah só aparece na Cabala hebraica. O verbo Shakhan é usado na Bíblia hebraica (ver Êxodo 40:35 " Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia [Shakhan] sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo"). "A Shekinah", como uma ideia concreta, aparece só na Literatura rabínica, havendo somente "alusões" a esta presença divina, no meio do povo de Israel, na Torá, quando Deus disse ao seu povo: "E me farão um santuário, e habitarei no meio deles (Ex.25.8). Na Antiga Aliança, Deus habitava no meio do povo, na Nova Aliança, Deus habita dentro do seu povo, pelo Espírito Santo que nos foi enviado.

OITO LUGARES ONDE DEUS HABITA.

1- DEUS HABITA NUM ALTO E SANTO LUGAR.

Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito (Is.57.15 N.V.I.).

2- DEUS HABITA ENTRE OS QUERUBINS.

Ó Pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como um rebanho, que te assentas entre os Querubins, resplandece (Sl.80.1).

Ó SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os Querubins; tu és o Deus, tu somente, de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra (Is.37.16).

3- DEUS HABITA NA LUZ INACESSÍVEL.

... Aquele que tem, Ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém! (I Tm.6.16).

4- DEUS HABITA NOS CÉUS.

Para ti, que habitas nos céus, levanto os meus olhos (Sl.123.1).

5- DEUS HABITA NUMA SANTA MORADA.

Cale-se, toda a carne, diante do SENHOR, porque Ele despertou na sua Santa Morada (Zc,2.13).

6-  DEUS HABITA NA ASSEMBLEIA DOS SANTOS.

Deus deve ser em extremo tremendo na assembleia dos santos e grandemente reverenciado por todos os que o cercam (Sl.89.7).

7- DEUS HABITA ENTRE OS LOUVORES.

Porém tu és santo, o que habitas entre os louvores de Israel (Sl.22.3).

8- DEUS HABITA NO CRENTE.

Jesus disse: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada (Jo.14.23).

Paulo disse: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (I Co.3.16). Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo (II Co.6.16b).

CONCLUSÃO: 

Deus habita em um coração humilde e dependente Dele. O profeta Isaías nos diz que, apesar da grandeza de Deus, Ele nos favorece com a sua graça e vem habitar dentro de um coração contrito. Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito (Is.57.15 N.V.I.). Amém!