sábado, 30 de dezembro de 2017

A PLENITUDE DOS TEMPOS.

Mas,vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos (Gálatas, 4.4,5).

A plenitude dos tempos é o real cumprimento da promessa de Deus. Com a entrada do pecado no mundo o homem passou a ser escravo, sendo subjugado e dominado pelo pecado. Deus na sua infinita bondade e misericórdia prometeu enviar um Libertador para resgatar a humanidade perdida. A primeira menção desta promessa foi feita no Éden, quando Deus disse para a serpente (uma personificação de Satanás): Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto este te ferirá a cabeça, e tu lhe lhe picarás o calcanhar (Gn.3.15). Esta promessa veio se cumprir depois de passados mais de quatro mil anos, isto é, no tempo certo e oportuno, na plenitude dos tempos que Deus estabeleceu por sua soberana vontade.

Os planos e propósitos de Deus são estabelecidos por Ele e tem o seu real cumprimento no tempo determinado. Jesus não nasceu em um tempo qualquer, aleatório na História. Mas, quando chegou a PLENITUDE DOS TEMPOS. Deus enviou o seu Filho no tempo determinado, no momento certo, ideal e oportuno. A ocasião era propícia, designada por Deus; época em que o contexto histórico cuja realidade dos acontecimentos foi tremendamente favorável ao objetivo da vinda de Cristo ao mundo, ou seja, o mundo foi preparado de forma especial para receber o nascimento do Salvador. Todas as condições *Históricas * Políticas * Econômicas * Sociais * Geográficas, foram favoráveis e determinante para o envio do Filho. Jesus Cristo não nasceu numa época qualquer, mas ao chegar a PLENITUDE DOS TEMPOS. 
Condições favoráveis: 
* Roma era um império e tinha o domínio mundial, os povos foram unificados a paz universal.
* A importância das cidades e o intercâmbio entre os vários povos.
* Os gregos estabelecem um ambiente cultural de uma língua universal.
* Os judeus Monoteístas aguardavam a Esperança Messiânica e estabeleceram o sistema ético de Sinagogas.

A PROMESSA DE UM SALVADOR E O SEU REAL CUMPRIMENTO.

Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto este te ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar (Gn.3.15).

O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos (Gn.49.10).

Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas e destruirá todos os filhos de Sete (Nm.24.17).

O SENHOR, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome , eu o requererei dele (Dt.18.15,19).

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra (Jó.19.25).

Jurou o SENHOR e não se arrependerá: Tu és sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque (Sl.110.4).

Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel (Is.7.14).

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será maravilhoso, conselheiro, Deus forte, pai da eternidade, príncipe da paz (Is.9.6).

Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR (Is.11.1,2).

Reinará um rei com justiça, e dominará os príncipes segundo o juízo. E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta (Is.32.1,2).

E tu, Belém de efrata, posto que pequena entre milhares em Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (Mq.5.2).

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta (Zc.9.9).

O CUMPRIMENTO DA PROMESSA.

Passados quatro mil anos após a primeira promessa feita no Edén, Deus cumpriu na integra com a sua palavra e enviou o seu Filho para resgatar a humanidade perdida.
Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido também debaixo da autoridade da Lei, para resgatar os que estavam subjugados pela Lei, a fim de recebermos a adoção de filhos (Gl.4.4,5).

O nascimento de Jesus Cristo ocorreu da seguinte maneira: Estando Maria, sua mãe, prometida em casamento a José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Então, José, seu esposo, sendo um homem justo e não querendo expô-la à desonra pública, planejou deixá-la secretamente. E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado EMANUEL que traduzido é Deus conosco (Mt.1.18-23).

No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo.1.29). 

CONCLUSÃO: 
Jesus veio na plenitude dos tempos para estabelecer o plano de Deus; Ele satisfez toda justiça de Deus e cumpriu todo o propósito Divino. A vinda de Jesus marcou a História para sempre e inaugurou uma nova era. Sem a vinda de Jesus, na PLENITUDE DOS TEMPOS, seria impossível haver salvação para humanidade; todos nós estaríamos falidos e perdidos para sempre. Mas graças a Deus, que enviou seu Filho, Jesus Cristo, para nos trazer salvação e nos dá a Vitória. Amém!