sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

SEMELHANTES A CRISTO.

 

Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos (Atos, 11.26).

O termo "cristão" de origem grego, "christianos" significa pequenos cristos, ou seja, parecido com Cristo. A palavra cristão aparece apenas três vezes na Bíblia (At.11.26; 26.28; I Pe.4.16). Originalmente, era um termo utilizado para os seguidores de Cristo. Hoje tornou-se uma expressão destituída do significado original que tinha. Na atualidade ser "cristão" popularizou-se e até virou moda alguém ter esse título de cristão. Porém, no sentido bíblico da palavra, ser cristão é ser semelhante a Cristo, é ter atitudes iguais a de Cristo, é agir de forma parecida com Cristo, é viver um estilo de vida moral que faça alguém lembrar de Cristo. A verdade é que, a maioria dos que se dizem cristãos, são apenas crentes nominais frequentadores de igrejas, e que nada tem haver com Cristo. Muitos crentes na atualidade não refletem o caráter de Cristo, e seu modo de vida mais envergonha o Evangelho de Cristo do que glorifica ao Pai com suas atitudes e obras. 

A proposta de Deus para os crentes é que eles se tornem semelhantes a Cristo. Isto fica claro nas palavras do apóstolo Paulo quando escreve aos romanos: Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o promogênito entre muitos irmãos (Rm.8.29). Sabemos que, tornar-se semelhante a Cristo não é terefa fácil, mas se em nós houver disposição espiritual e nos esforçarmos, com certeza o Espírito Santo nos fortalecerá e nos conduzirá para este propósito. Paulo atingiu um nível de semelhança a Cristo, a ponto de dizer: Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo (I Co.11.1). 

QUATRO ATITUDES DEVEMOS TOMAR PARA SERMOS SEMELHANTES A CRISTO:

1- APRENDER COM CRISTO.

Ele disse: Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração (Mt.11.29). Isto equivale dizer: Sejam meus discípulos e pratiquem meus ensinamentos.

2- TER O MESMO SENTIMENTO QUE OUVE EM CRISTO.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus... (Fp.2.5). Isto equivale dizer: Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus.

3- TER A MENTE DE CRISTO.

Quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? Nós, porém, temos a mente de Cristo (I Co.2.16). 

Ter a mente de Cristo, significa está completamente ligado à Cristo através da comunhão do Espírito Santo. Ter a mente de Cristo, implica em dizer: Ter a mente e o coração totalmente voltados para a Palavra de Deus, que é o próprio Cristo. Aquele que é habitado pelo Espírito Santo deve ter a sua mente em harmonia com a mente de Cristo. 

4- ANDAR COMO CRISTO ANDOU.

Aquele que diz que está nele também deve andar como Ele andou (I Jo.2.6). Isto equivale dizer: Andar na verdade, em amor e em santidade; em toda maneira de viver.

"Se nós cristãos não pudermos ser distinguidos dos não cristãos, somos inúteis" - John Stott.

Que a nossa vida como cristão, reflita o caráter Cristo. 

Que as pessoas vejam Cristo em cada cristão, por suas atitudes e boas obras. Amém!