terça-feira, 9 de abril de 2024

A CONQUISTA DE JEBUS.


O rei e seus soldados marcharam para Jerusalém para atacar os jebuseus que viviam lá. E os jebuseus disseram a Davi: "Você não entrará aqui! Até os cegos e os aleijados podem se defender de você". Eles acharam que Davi não conseguiria entrar, mas Davi conquistou a fortaleza de Sião, que veio a ser a Cidade de Davi. 

Naquele dia disse Davi: "Quem quiser vencer os jebuseus terá que utilizar a passagem de água para chegar àqueles cegos e aleijados, inimigos de Davi". É por isso que dizem: "Os cegos e aleijados não entrarão no palácio". 

Davi passou a morar na fortaleza e chamou-a Cidade de Davi. Construiu defesas na parte interna da cidade desde o Milo. E ele se tornou cada vez mais poderoso, pois o SENHOR, o Deus dos Exércitos estava com ele. Pouco depois Hirão, rei de Tiro, enviou a Davi uma delegação, que trouxe toras de cedro  e também carpinteiros e pedreiros que construíram um palácio para Davi. Então Davi teve certeza de que o SENHOR o confirmara como rei de Israel e que seu reino estava prosperando por amor de Israel, o seu povo (II Sm.5.6-12). 

A NARRATIVA DA CONQUISTA NO LIVRO DAS CRÔNICAS. 

Davi e todos os israelitas marcharam para Jerusalém, que é Jebus. Os jebuseus, habitantes da cidade, disseram a Davi: "Você não entrará aqui". No entanto, Davi conquistou a fortaleza de Sião, a Cidade de Davi. Naquele dia Davi disse: "O primeiro que atacar os jebuseus se tornará o comandante do exército". Joabe, filho de Zeruia, foi o primeiro e por isso recebeu o camando do exército.

Davi passou a morar na fortaleza e por isso ele foi chamada Cidade de Davi. Ele reconstruiu a cidade ao redor da fortaleza, desde o Milo até os muros ao redor, e Joabe restaurou o restante da cidade. Davi ia se tornando cada vez mais poderoso, pois o SENHOR dos Exércitos estava com ele (I Cr.11.4-9). 

Nenhuma conquista vem fácil. Tudo que vem fácil não tem valor, porém as coisas conquistadas com muita luta, perseverança e dificuldade tem grande valor. 

Davi conquistou a fortaleza de Sião por iniciativa de Joabe, que chegou primeiro, ele buscou um atalho pelo canal de águas que dava acesso rápido a fortaleza dos jebuseus. Joabe e seus homens guerreiros, pegaram os jebuseus de surpresa e os destruíram, conquistando assim a fortaleza de Sião.

Sião é uma das colinas em que se situa Jerusalém. Ali existia anteriormente uma fortaleza dos jebuseus. A colina tornou-se sagrada quando Davi levou para Sião a arca do Concerto. Posteriormente, o nome "Sião" passou a referir-se à cidade de Jerusalém (II Rs.19.21; Sl.48.; Is.1.8).

JERUSALÉM, este termo tem origem em duas palavras: Jebus e Salém. A primeira referência à cidade de Jerusalém é sem dúvida em Gênesis 14.18, onde Melquisedeque é citado como rei de Salém. Na época de Josué, quando os israelitas cruzaram o rio Jordão e entraram na terra prometida de Canaã, a cidade chamava-se "Jebus" (Gn.11.16; 15.21; Js.15.8). 

Os jebuseus continuaram habitando na terra de Canaã deste o tempo de Josué. Josué foi um grande conquistador, porém ficou muitíssima terra ficou para possuir (Js.13.1). A terra dos jebuseus ficava localizada entre as tribos de Judá e Benjamim, deixou de ser capturada durante a conquista de Canaã por Josué e permaneceu até o tempo em que Davi chegou a reinar em todo Israel. O exército de Davi, sob o comando de Joabe, tomou Jebus de assalto, e Davi fez dela a sua capital. 

Depois que Davi fez de Jerusalém a sua capital, esta começou a receber vários nomes, nomes como: Sião (II Sm.5.7); Cidade de Davi (I Rs.2.10); Santa cidade (Ne.11.1); Cidade de Deus (Sl.46.4); Cidade do grande Rei (Sl.48.2); Cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel (Is.60.14); Cidade da verdade (Zc.8.3). Alguns desses nomes são proféticos para a futura cidade de Jerusalém. 

A Sião terrestre foi a grande conquista de Davi; porém, na Nova Aliança, a grande conquista da igreja será chegar a Sião celestial. Amém!