sábado, 18 de outubro de 2014

PREPARA-TE PARA ENCONTRARES COM O TEU DEUS.

Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus (Amós, 4.12).

O profeta Amós não era um nobre, como fora Isaías, nem sacerdote, como Jeremias, tampouco profeta acadêmico como vários formados pela escola fundada por Samuel e seus discípulos estudiosos e pregadores das escrituras (I Samuel, 10.5-11). Ele era homem do campo, trabalhava como criador de gado e arava a terra para cultivo de sicômoros (uma espécie de figos silvestres), Amós,7.14,15. Todavia Deus lhe chamou e lhe comissionou como profeta para a nação de Israel. A nação de Israel, mais uma vez, estava em uma grande decadência espiritual, parte do povo gozava uma falsa prosperidade, havia muita opressão e injustiça social. Eles haviam se esquecido dos grandes feitos e benefícios do SENHOR, e estavam envolvidos com o paganismo, em uma idolatria desenfreada, havia também imoralidade e corrupção por parte dos governantes. Por causa da arrogância eles se achavam auto suficiente, pensavam que iam ficar impunes, mas Deus usou o profeta com uma mensagem urgente ao arrependimento. A nação precisava se preparar para se encontrar com Deus, pois o juízo de Deus era iminente. Isto se constitui numa figura para os nossos tempos também, precisamos nos preparar e ajustarmos contas com Deus. Nos prepararmos para nos encontrarmos com Deus, nos diz respeito a procurarmos viver uma vida de santidade e comunhão com Ele.

PARA TUDO EXISTE UM PREPARO.

Na verdade, para tudo na vida precisamos de um preparo. 
Na vida nós nos preparamos para quase tudo. 
Nos preparamos para o matrimônio. 
Nos preparamos para o nascimento dos nossos filhos. 
Nos preparamos para viajar. 
Nos preparamos para exercermos uma profissão. 
Nos preparamos para passar em um concurso público.
Nos preparamos para passar no vestibular ou ENEM.
Nos preparamos para adquirir um imóvel.
Nos preparamos para comprar um veículo.
Nos preparamos para...
Finalmente:
O atleta se prepara para competir e subir ao pódio.
O professor se prepara para ensinar.
O médico se prepara para exercer sua profissão com excelência.
O militar se prepara para servir a nação.
O padre se prepara para exercer seu sacerdócio.
O pastor se prepara para pastorear.
O estadista se prepara para governar.
A mulher gravida se prepara para dar a luz.
Há pessoas que se preparam até para a morte. 
Na verdade o homem se prepara para tudo na vida, porém, poucos estão se preparando ou preparados para se encontrarem com Deus. A morte selará o nosso destino. Não escolhemos vir ao mundo, mas temos o direito de escolher onde viver a eternidade. 
É tempo de preparação, a vinda do Senhor Jesus está próxima. 
Prepara-te, para te encontrares com o teu Deus (Am.4.12).
Maranata!

QUANDO JESUS VOLTAR VAI ENCONTRAR MUITOS CRENTES DESPREPARADOS.

Portanto, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram sábias, mas outras cinco eram inconseqüentes. As que eram inconseqüentes, ao pegarem suas candeias, não levaram óleo de reserva consigo. Entretanto, as prudentes, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘Eis que vem o noivo! Saí ao seu encontro!’ Então, todas as virgens acordaram e foram preparar suas candeias. As insensatas recorreram às sábias: ‘Dai-nos um pouco do vosso azeite, porque as nossas candeias estão se apagando’. Porém as sábias responderam: ‘Não podemos, pois assim faltará tanto para nós quanto para vós outras! Ide, portanto, aos que o vendem e comprai-o’. Mas, saindo elas para comprar, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete de núpcias. E a porta foi fechada. Mais tarde, todavia, chegaram as virgens imprudentes e clamaram: ‘Senhor! Senhor! Abre a porta para nós!’ Contudo ele lhes respondeu: ‘Com certeza vos afirmo que não vos conheço’. Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, tampouco a hora em que o Filho do homem chegará (Mateus, 25.1-13).
Nesta parábola as dez virgens, dama-de-honra, tinham tudo em comum, a única diferença é que cinco tinham reservas de azeite e cinco não tinham; ou seja cinco estavam preparadas para encontrar-se com o noivo, e cinco não estavam. Jesus nos adverte de que perto da sua volta o mundo estará descrente, haverá muitos religiosos, porém sem a convicção de salvação. O poder do sistema mundial forçará muitos religiosos a se afastarem de Deus e da sua palavra. Um pseudo evangelho que não é o de Cristo conduzirão muitos à perdição. Muitos cristão fiéis correrão o risco de serem enganados por um estilo de vida massificado pelo sistema (globalização do pensamento humanista, cético e hedonista) e serão apanhados de surpresa pela iminente volta do Senhor Jesus Cristo. A igreja de Jesus, mais do que nunca, precisa estar preparada. A igreja não estar se preparando para a volta de Jesus, ele deve estar preparada, pois a qualquer momento o noivo voltará para levar a sua noiva (a igreja). 
Maranata! Amém!