terça-feira, 1 de dezembro de 2020

A PIRÂMIDE DOS DISCÍPULOS.

Nisto é glorificado meu Pai: Que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos (Jo.15.8).

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando (Jo.15.14).

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer (Jo.15.15).

Há uma grande diferença entre ser seguidor, ser discípulo, ser servo e ser amigo. As últimas instruções de Jesus, estão registradas unicamente no evangelho escrito por João. João foi o discípulo mais intimo e o mais chegado a Jesus. Eis a razão do evangelho escrito por ele ter detalhes e relatos da vida de Jesus que não aparece em nenhum dos evangelhos sinóticos, como Mateus, Marcos e Lucas. O grau de intimidade determina a grandeza da revelação. João revelou fatos relacionados a Jesus, que ninguém revelou. A nossa intimidade com Deus, aumenta na medida que vamos nos aproximando mais dele. Tudo que fica distante dificulta de vermos nitidamente, mas logo que nos aproximamos, podemos ver e entender claramente. Assim é a revelação de Deus para nós. O grau da nossa intimidade com Deus se intensifica a medida que vamos avançando, de discípulo para servo, até chegarmos a ser amigo. 

A PIRÂMIDE DOS DISCÍPULOS.

1- NA BASE DA PIRÂMIDE estão os 500.

Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos ... (I Co.15.6).

2- NO PRIMEIRO ANDAR estão os 70.

E, depois disso, designou o Senhor ainda outros setenta ... (Lc.10.1).

3- NO SEGUNDO ANDAR estão os 12.

E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos (Lc.6.13). 

4- NO TERCEIRO ANDAR estão os 3.

E aconteceu que, quase oito dias depois dessas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago e subiu ao monte a orar (Lc.9.28).

5- NO TOPO DA PIRÂMIDE apenas 1.

Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus. E inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é? (Jo.13.23,25).

O aprendizado, os ensinamentos e as informações é para todos; porém, os segredos e as revelações são para poucos. Apenas para aqueles que estão no topo da Pirâmide da intimidade com Deus. Amém!