domingo, 13 de setembro de 2020

OS DEGRAUS QUE NOS CONDUZ À MATURIDADE.

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino (I Co.13.11). 
E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como meninos em Cristo (I Co.3.1). 

O caminho da maturidade cristã é um caminho excelente, e nem todo cristão consegue trilhar por ele. Paulo nos mostra que a vida muda de fase, quando nós deixamos de ser menino e passamos a ser homem. Assim deve também acontecer com a nossa vida cristã, devemos deixar de sermos meninos na fé e nos tornarmos homens maduros na fé. A caminhada cristã é como uma escada, e para agradar a Deus devemos subir os degraus que o Espírito Santo nos propõe até alcançarmos a maturidade.  

SUBINDO OS DEGRAUS PARA ALCANÇAR A MATURIDADE (II Pe.1.1-11).

1- FÉ.

Esta fé não é uma fé comum que vem pela emoção, mas uma fé que nasce em nosso espírito, quando aceitamos Jesus como nosso Salvador e nascemos de novo. É esta fé que nos dar condições de vencermos o mundo. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé (I Jo.5.4). Esta fé faz parte da nossa maturidade cristã e será testada durante a nossa vida.

2- VIRTUDE.

Virtude neste contexto é um poder que complementa a fé. Este poder significa uma excelência moral, um caráter aprovado para obedecer e praticar o bem. Isto também envolve a pratica de boas obras. Porque Tiago diz que a fé sem as obras é morta (Tg.2.14-26).

3- CONHECIMENTO.

O conhecimento faz parte do nosso crescimento e nos leva a maturidade. Não adianta muita fé sem o conhecimento. Estar preparado para responder sobre a razão da sua esperança, a qualquer que perguntar, é o dever de todo cristão (I Pe.3.15). Crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor, deve ser uma preocupação de todo crente (II Pe.3.18). A falta de conhecimento leva a destruição (Os.4.6). O profeta nos aconselha a buscar o conhecimento do SENHOR e prosseguirmos em conhecê-lo (Os.6.3). Muitos fracassaram na fé por falta de conhecimento. É preciso ter conhecimento, para ter conteúdo espiritual.

4- TEMPERANÇA.

Temperança é um dos frutos do Espírito (Gl.5.22), significa domínio próprio, auto-controle. Precisamos dominar nossos impulsos e inclinações da nossa natureza pecaminosa. É matar a natureza carnal e dizer não para si mesmo. A temperança evita grandes males, o sábio Salomão diz: Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade (Pv.16.32). "Governar o espírito", significa ter domínio sobre suas atitudes diante das adversidades. 

5- PERSEVERANÇA.

Enquanto a perseverança é sinônimo de paciência, a pressa é o antônimo de paciência. O profeta Isaías diz: "Aquele que crer não se apresse (Is.28.16). Davi diz: "Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor (Sl.40.1). Paulo cita uma sequencia a parti da tribulação que produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança (Rm.5.1-5). A perseverança nos faz crescer. O tempo de espera é um treinamento para nosso espírito ansioso. Quando exercitarmos a verdadeira perseverança, seremos aprovados por Deus.

6- PIEDADE.

Piedade aqui significa santidade, reverência e temor a Deus em todo tempo e lugar. Neste degrau o Espírito Santo é o nosso supervisor, pois só ele conhece a nossa intimidade diária com Deus. A piedade deve ser uma pratica constante na vida do cristão. Falando sobre a piedade, Paulo diz: "Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir (I Tm.4.8). 

7- AMOR FRATERNAL E AMOR ÁGAPE.

Amor fraternal é amar os irmãos, amar o próximo, é se despir do egoísmo e se importar com alguém. A nossa natureza carnal é egoísta, mas o amor fraternal é altruísta. Falando sobre o amor fraternal, Paulo diz: "O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm.12.9,10).

O amor ágape, é o amor incondicional de Deus. Paulo disse, que o amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm.5.5). É um amor que perdoa sem interesse, sem querer nada em troca. É um amor que espera o tempo que for necessário, que nunca falha, nem lança nada em rosto, mas suporta e não espera recompensa. Este amor é o caminho mais excelente que Paulo descreve em I Coríntios 13. Paulo falando sobre o amor, ele chega a conclusão de que o amor é a maior virtude, e este deve permanecer. Quem busca andar neste caminho excelente e subir estes degraus, nunca tropeçará nem ficará estéril. Amém!