quarta-feira, 19 de agosto de 2020

RESILIÊNCIA, UMA VIRTUDE DE POUCOS.

Sete dias depois a criança morreu. Os conselheiros de Davi ficaram com medo de dizer-lhe que a criança estava morta, e comentaram: "Enquanto a criança ainda estava viva, falamos com ele, e ele não quis escutar-nos. Como vamos dizer-lhe que a criança morreu? Ele poderá cometer alguma loucura!" Davi percebendo que seus conselheiros cochichavam entre si, compreendeu que a criança estava morta e perguntou: "A criança morreu?" Sim, morreu, responderam eles. Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do SENHOR e o adorou. E, voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu (II Sm.12.18-20).

As Escrituras não informam o nome do filho de Davi com Bate-Seba. Deus permitiu a criança nascer, mas decidiu recolher a vida da criança, como punição ao pecado de Davi. Davi disse a Natã: "Pequei contra o SENHOR!". Natã respondeu: "O SENHOR perdoou o seu pecado, você não morrerá. Entretanto, uma vez que você insultou o SENHOR, o menino morrerá" (II Sm.12.13). Apesar da profecia de Natã, Davi implorou a Deus para salvar a criança, jejuando e passando as noites deitado no chão (12.16,17). Sete dias depois a criança morreu. Os conselheiros de Davi ficaram temerosos para dar-lhe a notícia, temendo que ele tivesse uma reação pavorosa. Ao saber da morte da criança, Davi reagiu de forma surpreendente. Eles imaginavam que o rei ficaria muito mais deprimido, porém ele se levantou, lavou-se, perfumou-se, trocou de roupas e foi a Casa de Deus adorar ao SENHOR; depois voltou e comeu uma refeição (12.20). Davi teve uma perda irreversível, mas ele entendeu a vontade de Deus, de modo que não fazia sentido continuar orando e jejuando ou lamentando a situação. Neste episódio, Davi teve uma atitude "Resiliente", ou seja, ele teve a capacidade de voltar ao seu estado natural, após uma situação crítica. O resiliente tem a capacidade de não se entregar a situação crítica, mas no momento de perdas ele dar a volta por cima e prossegue de cabeça erguida. 

A grande problemática do século presente, é que as pessoas estão perdendo a capacidade de superar as perdas e frustrações que acontecem no fluxo natural da vida. Como resultado estamos vendo um grande número de pessoas deprimidas, entrando em estado de isolamento social e chegando ao extremo do suicídio. Nós precisamos estar preparados para as perdas, para o momento critico, para as situações adversas. Devemos repetir juntos com Paulo, que disse: "Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece" (Fp.4.11-13 N.V.I.). Este deve ser o estilo de vida na pratica diária de nossa vida. Só assim, seremos pessoas equilibradas e maduras para enfrentarmos as adversidades que nos sobrevêm. Portanto, não desista dos seus sonhos, não se entregue, não se perda junto com as perdas; mas seja resiliente, tenha fé e confiança em Deus, Ele te fará vencedor. Amém!